Diferenças entre edições de "Direito ambiental"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
67 bytes removidos ,  19h02min de 1 de março de 2013
m
BOT - Possível teste de 189.84.163.243, revertendo para a edição 34231174 de 99.181.128.250.
m (BOT - Possível teste de 189.84.163.243, revertendo para a edição 34231174 de 99.181.128.250.)
Dentre os inúmeros estudos sobre o tema, destaca-se a obra de MIRRA<ref>MIRRA, Álvaro Luiz Valery. Princípios fundamentais do direito ambiental. Revista de Direito Ambiental n. 2. São Paulo, RT, 1996</ref>, que oferece para os estudiosos um panorama bastante abrangente sobre a principiologia do direito ambiental.
 
'''''Texto a negrito'''''''Texto a negrito'''''Texto a negrito'''''''''== História do direito do ambiente ==
Se a vontade de dominar a Natureza é tão antiga quanto o próprio homem, não se pode negar que a sua proteçãoprotecção também remonta aos tempos mais antigos. Os agricultores mais antigos deixavam a terra em pousio para que esta se pudesse fortalecer, muitos povos tinham na "Mãe Natureza" uma divindade e mesmo nas religiões monoteístas como o [[Judaísmo]], o [[Cristianismo]] ou o [[Islamismo]] não são raras as referências nas escrituras ao dever de proteçãoprotecção que o homem tem sobre todas as obras de Deus. Talvez o primeiro e mais notável ecologista tenha inclusivamente sido [[São Francisco de Assis]] que na sua inserção cosmológica do homem na Natureza enquanto parte da criação divina, sente a necessidade de chamar o lobo de "irmão lobo", a andorinha de "irmã andorinha", etc.
 
Mas foi apenas nos anos 60 do [[século XX]] que a protecção do Ambiente foi catapultada para a ribalta da discussão política, logo também para o Direito. De uma visão puramente antropocêntrica do Direito, nos últimos anos tem-se passado a uma visão mais abrangente que inclui o dever de preservação do meio ambiente, os direitos dos animais, entre outros.
 
Em junho de 2012 o Brasil será novamente anfitrião da ONU, recebendo representantes de todo o planeta para debater o futuro do Direito Ambiental, em conferência que vem sendo chamada de "Rio + 20". Trata-se de um período particularmente crítico para o Brasil, já que enfrentamos nos últimos anos uma série de retrocessos na área ambiental, de que são exemplos a iminente revogação do Código Florestal de 1965 e diversos megaprojetos de grave repercussão ambiental, como é o caso da [[Usina de Belo Monte]].
 
== Direito ambiental no Brasil ==
Os antecedentes históricos da legislação ambiental brasileira remontam às Ordenações Filipinas que estabeleciam normas de controle da exploração vegetal no país, além de disciplinar o uso do solo, conspurcação de águas de rios e regulamentar a caça. Sobre a evolução histórica da legislação o principal trabalho nesta matéria é o livro de Ann Helen Wainer.
40 705

edições

Menu de navegação