Kalashnikov Concern: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Página marcada como sem fontes (usando FastButtons)
m r2.7.2) (Robô: A adicionar: ro:IJMAȘ
Linha 55: Linha 55:
[[no:IZH]]
[[no:IZH]]
[[pl:Iżmasz]]
[[pl:Iżmasz]]
[[ro:IJMAȘ]]
[[ru:Ижевский машиностроительный завод]]
[[ru:Ижевский машиностроительный завод]]
[[sv:IZH]]
[[sv:IZH]]

Revisão das 14h16min de 6 de março de 2013

Izhevsky mekhanichesky Zavod (em russo: Ижевский Mашзавод) ou IZHMASH (ИЖМАШ), em português, "Fábrica de Mecânica de Izhevsky", fundada na Rússia em 1807 e incorporada à União Soviética como industria estatal. Inicialmente criada para a fabricação de armas, inclusive o famoso rifle AK-47, produziu também veículos automotivos civis e militares para URSS e seus aliados.

Em 23 de setembro de 2009 a empresa pediu concordata, devido a crise mundial e a proliferação de armas falsificadas que lhe causaram dificuldades financeiras.

Produtos

Motocicletas e automóveis

IZh-2126 Oda.

A primeira motocicleta IZH foi a 1928 IZh 1 de 1.200cc, desenhada pelo engenheiro russo Pyotr Vladimirovich Mokharov (18881934).

Os automóveis IZh foram cópias do Moskvitch modelos 412 e mais tarde do AZLK-2138 e 2140 antes do modelo IZh-2126 Oda. O Oda, embora muito parecido aos modelos da Moskvitch e da AZLK, tinha um design completamente diferente da configuração automotora.

Atualmente, a IZh produz um modelo da Kia e dois modelos da Lada.

Armas de Fogo

Os produtos da IZH são usados em diferentes variedades de países, desde países desenvolvidos, como Reino Unido, França e Alemanha até os países em desenvolvimento da Ásia, Africa e América Latina.

Armamento

Armas de pequeno porte

Canhões e munição

  • Canhão GSh-30-1
  • Munição guiada Krasnopol

Ver também