Bobadela (Loures): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 54: Linha 54:
* [[Lápide com bobo]]
* [[Lápide com bobo]]
* [[Instituto Tecnológico e Nuclear]]
* [[Instituto Tecnológico e Nuclear]]
* [[Baberals, personalidade incontrolável da vida cultural portuguesa reside aqui. Baberals também é conhecido como "O Maior" ou "Salvador da Bodela" devido aos seus feitos heróicos ao longo das suas duas décadas de existência.]]
* [[O Maior, Baberals, reside aqui]]


== Heráldica ==
== Heráldica ==

Revisão das 18h32min de 6 de março de 2013

Portugal Portugal Bobadela 
  Freguesia  
Gentílico Bobadelense
Localização
Localização no município de Loures
Localização no município de Loures
Localização no município de Loures
Bobadela está localizado em: Portugal Continental
Bobadela
Localização de Bobadela em Portugal
Coordenadas 38° 49' N 9° 06' O
Município Loures
História
Fundação 25 de Agosto de 1989
Elevação a paróquia 1985
Elevação a vila 4 de Junho de 1997
Administração
Tipo Junta de freguesia
Presidente Nuno Dias
Características geográficas
Área total 3,22 km²
População total (2011) 8 839 hab.
Densidade 2 745 hab./km²
Código postal 2695 Bobadela-Loures
Outras informações
Orago Nossa Senhora dos Remédios
Sítio www.jf-bobadela.pt

Bobadela é uma freguesia portuguesa do concelho de Loures, com 3,22 km² de área e 8 839 habitantes (2011). Densidade demográfica: 2 745 h/km².

Geografia

Localizada na zona oriental do concelho, a freguesia da Bobadela é banhada pelos rios Tejo (a leste) e Trancão (a sul e a oeste), sendo que este último a separa das freguesias de Unhos (a oeste) e de Sacavém (a sul e sudoeste); a norte e noroeste faz fronteira com a freguesia de São João da Talha, da qual se desmembrou.

Inclui o sítio da Bobadela, e ainda os bairros da Bela Vista, da Cortiça, da Figueira, dos Fojos, da Petrogal, dos Telefones e dos Covões.

Demografia

Evolução da população da Bobadela (1991 – 2011)
1991 2001 2011
8 923 8 577 8 839

História

Embora a freguesia da Bobadela seja de criação recente (separou-se em Agosto de 1989 da freguesia de São João da Talha), o topónimo reflecte uma origem antiga: parece provir do árabe budel, que significa «porta franca» (subentenda-se, uma porta de acesso a Lisboa, através da ponte sobre o Trancão), ou mais provavelmente do nome Abu 'Abd Allah (em árabe, «filho do servo de Deus»).

Aqui passou algumas temporadas el-rei D. Manuel I, aquando de surtos periódicos de peste ocorridos na capital durante o seu reinado, sendo na altura esta terra conhecida pela pureza das suas águas, consideradas medicinais.

A Bobadela conheceu um elevado desenvolvimento económico durante o século XX, a que se associou um grande crescimento demográfico. Isso viria a conduzir à criação da paróquia eclesiástica em 1985, da freguesia civil em 25 de Agosto de 1989[1] e da elevação ao estatuto de vila em 4 de Junho de 1997.[2]

Património

Heráldica

A Bobadela usa a seguinte bandeira e brasão de armas:

Um escudo de púrpura, com cabeça de bobo de ouro e uma roda dentada de vermelho, debruada de prata, alinhadas em faixa. Em chefe, coroa mariana de ouro, entre dois ramos de oliveira de prata, frutados de negro. Contra-chefe ondado de prata e azul de cinco peças. Uma coroa mural de prata de quatro torres. Um listel branco, com a legenda de negro, em maiúsculas: «BOBADELA – LOURES». Bandeira esquartelada de amarelo e vermelho; cordões e borlas de ouro e vermelho.

Antigo brasão da Bobadela.

Até à sua elevação a vila, a Bobadela usava o seguinte brasão:

Um escudo esquartelado: I de vermelho, cabeça de bobo de ouro; II de negro, com imagem de Nossa Senhora dos Remédios, vestida de vermelho e coroada de prata; III de negro, com oliveira arrancada de prata e folhada de verde; IV de vermelho, com roda dentada de ouro. Em contra-chefe, três faixas ondadas de azul. Uma coroa mural de prata de três torres. Um listel branco, com a legenda de negro, em maiúsculas: «FREGUESIA DE BOBADELA» (ou «BOBADELA - LOURES»). Bandeira esquartelada de amarelo e vermelho; cordões e borlas de ouro e vermelho.

Notas

Ligações externas