Maimônides: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
PixelBot (discussão | contribs)
m r2.7.3) (Robô: A adicionar: gl:Maimónides
Cpt.Guapo (discussão | contribs)
Linha 29: Linha 29:
Em [[1177]] Maimônides era reconhecido como líder, e entre suas ocupações somavam-se a de juiz e administrador. Tornou-se médico e conselheiro do [[vizir]] [[al-Fadil]], a quem [[Saladino]] deixou a cargo quando conquistou o [[Egito]], tendo sua reputação ganho reconhecimento internacional. Comunidades judaicas de várias partes do mundo lhe escreviam em busca de sua opinião acerca da lei judaica.
Em [[1177]] Maimônides era reconhecido como líder, e entre suas ocupações somavam-se a de juiz e administrador. Tornou-se médico e conselheiro do [[vizir]] [[al-Fadil]], a quem [[Saladino]] deixou a cargo quando conquistou o [[Egito]], tendo sua reputação ganho reconhecimento internacional. Comunidades judaicas de várias partes do mundo lhe escreviam em busca de sua opinião acerca da lei judaica.


Maimônides escreveu dez trabalhos de medicina em árabe e vários trabalhos de teor religioso, onde reflete sua visão filosófica sobre o judaísmo. É o codificador dos treze princípios fundamentais do judaísmo. Morreu em 1204,<ref name=WDL1/> em Fostat (ou em [[Cairo]]) e foi enterrado em [[Tiberíades]] em [[Israel]]. Sua grande popularidade lhe rendeu a frase elogiosa que diz: "De Moshê (o Legislador) até Moshê (ben Maimon) não há outro como Moshê".
Maimônides escreveu dez trabalhos de medicina em árabe e vários trabalhos de teor religioso, onde reflete sua visão filosófica sobre o judaísmo. É o codificador dos treze princípios fundamentais do judaísmo. Morreu em 1204 <ref name=WDL1/> em Fostat (ou [[Cairo]]) e foi enterrado em [[Tiberíades]] em [[Israel]]. Sua grande popularidade lhe rendeu a frase elogiosa que diz: "De Moshê (o Legislador) até Moshê (ben Maimon) não há outro como Moshê".


== Os treze princípios do Judaísmo de Maimônides ==
== Os treze princípios do Judaísmo de Maimônides ==

Revisão das 00h53min de 7 de março de 2013

 Nota: Se procura Nachmánides, veja Ramban.
Maimônides
Filosofia medieval
Maimônides
Maimônides, o Rambam
Escola/Tradição: Filosofia judaica, Halachá, ética judaica
Data de nascimento: 30 de março de 1135 ou 1137/1138
Local: Córdoba, Espanha
Morte 13 de dezembro de 1204
Local: Cairo ou Fostat, Egito
Trabalhos notáveis Guia dos Perplexos
Influências: Aristóteles, Talmud, Al-Farabi, Avicena, Al-Ghazali, Ibn Bajjah, Averróis
Influenciados: Tomás de Aquino, Bodin, Spinoza, Newton, Leibniz, Kaplan, Leo Strauss
Assinatura de Maimónides.

Moisés Maimônides(pt-BR) ou Maimónides(pt-PT?) (em hebraico: רבי משה בן מיימון, Rabbi Moshe ben Maimon; em árabe الإسرائيلي [Mussa bin Maimun ibn Abdallah al-Kurtubi al-Israili], do grego Μωυσής Μαϊμονίδης [Moysēs Maimonídēs], "Moisés, filho de Maimon"; Córdoba, 30 de março de 1135 ou 1137/1138Egito, 13 de dezembro de 1204), também conhecido pelo acrônimo Rambam (הרמב"ם), foi um filósofo, religioso, codificador rabínico e médico.[1][2]

Vida

Nascido em uma família judaica de Al-Andalus (a Península Ibérica sob domínio mouro), Rambam teve de fugir aos treze anos, devido à expulsão dos judeus que não haviam se convertido ao islamismo radical dos Almóadas que haviam tomado Córdoba em 1148. Durante doze anos sua família vagou pelo sul da Península Ibérica até se estabelecer em Fez, Marrocos.[1]

Rambam estudou Medicina e os estudos tradicionais judaicos com seu pai, juiz e erudito da jurisprudência legal judaica. Escreveu alguns de seus trabalhos durante os cinco anos que permaneceu em Fez. Após esse período, foi para Fostat (antiga capital do Egito) em 1168. Seu irmão Davi, comerciante, mantinha economicamente a família, e Maimon dedicava-se aos estudos. Após o trágico naufrágio que matou o seu irmão, passou a exercer medicina para sustentar a família. Já era então um importante membro da comunidade judaica local.

Em 1177 Maimônides era reconhecido como líder, e entre suas ocupações somavam-se a de juiz e administrador. Tornou-se médico e conselheiro do vizir al-Fadil, a quem Saladino deixou a cargo quando conquistou o Egito, tendo sua reputação ganho reconhecimento internacional. Comunidades judaicas de várias partes do mundo lhe escreviam em busca de sua opinião acerca da lei judaica.

Maimônides escreveu dez trabalhos de medicina em árabe e vários trabalhos de teor religioso, onde reflete sua visão filosófica sobre o judaísmo. É o codificador dos treze princípios fundamentais do judaísmo. Morreu em 1204 [3] em Fostat (ou Cairo) e foi enterrado em Tiberíades em Israel. Sua grande popularidade lhe rendeu a frase elogiosa que diz: "De Moshê (o Legislador) até Moshê (ben Maimon) não há outro como Moshê".

Os treze princípios do Judaísmo de Maimônides

Maimônides elaborou os Treze princípios do Judaísmo como um sumário de crenças judaicas em face do cristianismo e islã.

  1. Creio plenamente que Deus é o Criador e guia de todos os seres, ou seja, que só Ele fez, faz e fará tudo.
  2. Creio plenamente que o Criador é um e único; que não existe unidade de qualquer forma igual à d'Ele; e que somente Ele é nosso Deus, foi e será.
  3. Creio plenamente que o Criador é incorpóreo e que está isento de qualquer propriedade antropomórfica.
  4. Creio plenamente que o Criador foi o primeiro (nada existiu antes d’Ele) e que será o último (nada existirá depois d'Ele).
  5. Creio plenamente que o Criador é o único a quem é apropriado rezar, e que é proibido dirigir preces a qualquer outra entidade.
  6. Creio plenamente que todas as palavras dos profetas são verdadeiras.
  7. Creio plenamente que a profecia de Moshe Rabeinu (Moisés) é verídica, e que ele foi o pai dos profetas, tanto dos que o precederam como dos que o sucederam.
  8. Creio plenamente que toda a Torá que agora possuímos foi dada pelo Criador a Moshe Rabeinu.
  9. Creio plenamente que esta Torá não será modificada e nem haverá outra outorgada pelo Criador.
  10. Creio plenamente que o Criador conhece todos os atos e pensamentos dos seres humanos, eis que está escrito: "Ele forma os corações de todos e percebe todas as suas ações" (Tehilim 33:15).
  11. Creio plenamente que o Criador recompensa aqueles que cumprem os Seus mandamentos, e pune os que transgridem Suas leis.
  12. Creio plenamente na vinda do Mashiach (Messias) e, embora ele possa demorar, aguardo todos os dias a sua chegada.
  13. Creio plenamente que haverá a ressurreição dos mortos quando for a vontade do Criador.

Obra

Maimônides publicou diversas obras no campo médico, filosófico e teológico. Entre estes se destacam:

  • 1168 — Peirush Hamishnaiot ou Sefer HaMahor. Publicado em árabe com o título de Sirah (Luz), onde se propõe à apresentar de forma sistemática a Mishná e oferecer uma introdução ao estudo do Talmud. Para Graetz Maimônides foi o primeiro à aplicar aos estudos talmúdicos um critério científico.
  • 1170 até 1180 — Mishnê Torá ou Yad Hazaká (Mão Forte) — composto de 14 livros que contêm 982 capítulos e milhares de leis. Constitui uma organização e depuração do Talmud, com classificação, fundamentação,categorização e simplificação.
  • 1190 — Guia dos Perplexos — obra de filosofia aristotélica fundada na Torá. Este livro concilia Judaísmo com o uso da razão. Como diversos judeus entusiasmados com a filosofia árabe-aristotélica desprezavam os conhecimentos bíblicos, Maimônides criou esta obra como princípio teológico, metafísico e moral.[3]

Referências

  1. a b «Maimonides: His Life and Works - Rabbi Moses ben Maimon, 1135-1204 ("Rambam") - His Life» (em inglês). Consultado em 12.nov.2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. Avrech, Robert (2005). Rambam. the story of Rabbeinu Moshe ben Maimon (Maimonides) (em inglês). Jerusalém: Mahrwood Press. ISBN 1583307346 
  3. a b «O Guia para os Perplexos». World Digital Library. Consultado em 22 January 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Maimônides

Predefinição:Link FA