Larry Wall: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m r2.7.3) (Robô: A adicionar: ko:래리 월
Legobot (discussão | contribs)
m A migrar 28 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:q92597
Linha 30: Linha 30:


[[Categoria:Programadores dos Estados Unidos|Wall, Larry]]
[[Categoria:Programadores dos Estados Unidos|Wall, Larry]]

[[ar:لاري وول]]
[[ca:Larry Wall]]
[[cs:Larry Wall]]
[[de:Larry Wall]]
[[en:Larry Wall]]
[[es:Larry Wall]]
[[et:Larry Wall]]
[[fa:لری وال]]
[[fr:Larry Wall]]
[[he:לארי וול]]
[[id:Larry Wall]]
[[it:Larry Wall]]
[[ja:ラリー・ウォール]]
[[ko:래리 월]]
[[lt:Laris Volas]]
[[ml:ലാറി വാൾ]]
[[nl:Larry Wall]]
[[no:Larry Wall]]
[[pl:Larry Wall]]
[[ro:Larry Wall]]
[[ru:Уолл, Ларри]]
[[simple:Larry Wall]]
[[sl:Larry Wall]]
[[sr:Лари Вол]]
[[sv:Larry Wall]]
[[th:แลร์รี วอลล์]]
[[tr:Larry Wall]]
[[zh:拉里·沃尔]]

Revisão das 14h39min de 11 de março de 2013

Larry Wall (27 de setembro de 1954) é um programador, linguista e autor estadunidense, conhecido amplamente por ter sido o criador e até hoje é um mantenedor da linguagem de programação Perl. Está atualmente empregado na O'Reilly & Associates.

Wall obteve o grau de bacharel da Seattle Pacific University em 1976. Wall é autor do cliente Usenet rn e do quase universalmente usado patch program. Ganhou o concurso de programação "International Obfuscated C Code Contest" duas vezes e foi o primeiro vencedor do prêmio da Free Software Foundation pelo avanço do software livre em 1998.

Além de suas habilidades técnicas, Wall é conhecido por sua sagacidade e senso de humor frequentemente irônico, os quais demonstra nos comentários de código fonte ou no Usenet. Por exemplo: “Todos concordamos com a necessidade do compromisso. Nós apenas não concordamos com quando é necessário se comprometer.”

Larry Wall tem as qualificações da linguística, que foram úteis no projeto do Perl. É o co-autor do livro "Programando em Perl" (frequentemente citado como o livro do camelo), que é o principal recurso para programadores da linguagem. Também foi editor de "Perl Cookbook". Seus livros são publicados pela O'Reilly.

A fé Cristã de Wall influenciou partes da terminologia do Perl, como o próprio nome, uma referência bíblica à “pérola de grande valor” (Mateus 13:46). Outros exemplos similares são o nome da função bless, e a organização de suas falas em categorias tais como apocalipse e exegese. Wall também lembrou a sua fé quando falou em conferências, incluindo uma fala direta sobre sua crença na conferência sobre Perl em agosto de 1997 e uma discussão sobre o "Progresso do Peregrino" no YAPC (Yet Another Perl Conference - "mais uma conferência do Perl") em junho de 2000.

Quando estavam na faculdade, Wall e sua esposa estudavam linguística com a intenção de mais tarde encontrarem uma linguagem que não possuísse escrita, talvez na África, e criarem um sistema de escrita para ela. Com este novo sistema de escrita eles queriam traduzir vários textos para a linguagem, entre eles a Bíblia. Por motivos de saúde esses planos foram cancelados, e eles continuaram nos Estados Unidos, onde Larry entrou para o Laboratório de Propulsão de Jatos da NASA, ao terminar a faculdade.

Wall continua a supervisionar o desenvolvimento adicional do Perl e atua como Benevolent Dictator for Life (BDFL)(Ditador Benevolente Vitalício), do projeto do Perl. Existem duas "regras", assim chamadas, tiradas da documentação oficial do Perl:

  1. Larry por definição está sempre certo sobre como o Perl deve se comportar. Isto significa que ele tem o poder final do veto na funcionalidade do todo.
  2. É permitido a Larry mudar de idéia mais tarde sobre qualquer assunto, não importa se ele invocou previamente a regra 1.
  • Entendeu? Larry está sempre certo, mesmo quando tiver errado anteriormente.

Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Larry Wall


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.