Robert Carlyle: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 65: Linha 65:
* [[Riff-Raff]] (1990)
* [[Riff-Raff]] (1990)
* [[Silent Scream]] (1990)
* [[Silent Scream]] (1990)

== Video Game==
Carlyle também foi dublador da voz de Gabriel Belmont da série de jogos eletrônicos chamado [[Castlevania]] Lords Of Shadows.



== {{Ligações externas}} ==
== {{Ligações externas}} ==

Revisão das 01h08min de 12 de março de 2013

Robert Carlyle
Robert Carlyle
Robert Carlyle na San Diego Comic-Con de 2009.
Nascimento 14 de abril de 1961 (63 anos)
Glasgow, Escócia
 Reino Unido
Nacionalidade Reino Unido britânica
Prêmios BAFTA Awards - Melhor Ator (1997) por The Full Monty

Robert Carlyle, OBE (Glasgow, 14 de abril de 1961) é um ator britânico.

Biografia

Carlyle foi criado por seu pai, após sua mãe os ter abandonado quando ele tinha apenas 4 anos de idade. Seu pai trabalhou como decorador e pintor. Inspirado pelo filme britânico The Crucible, de Arthur Miller, Carlyle estudou artes e interpretação na Glasgow Arts Centre aos 21 anos. É casado com Anastasia Shirley e tem 3 filhos, Ava, Harvey e Pearce Joseph. Carlyle não gosta de um de seus mais famosos personagens, Begbie, por torcer pelo time de futebol Hibernian FC, enquanto ele é torcedor do Rangers FC.

Carreira

Carlyle se graduou na Royal Scottish Academy of Music and Drama. Em 1991, ele e mais quatro amigos fundaram uma companhia de atores e convidados, estrelando The Bill. Seu primeiro papel de destaque foi o assassino de David Bilborough (interpretado por Christopher Eccleston), na série Cracker. Depois, fez vários papéis em muitos filmes, sendo boa parte como um serial killer ou assassino. Recentemente, participou do filme 28 Weeks Later, interpretando um dos protagonistas, Don, além de ter filmado o filme Flood, onde salva Londres de um desastre natural. Participou também do videoclipe da música "Little by Little" da banda britânica Oasis.

Televisão

Filmografia

Video Game

Carlyle também foi dublador da voz de Gabriel Belmont da série de jogos eletrônicos chamado Castlevania Lords Of Shadows.


Ligações externas