Wikipédia:Páginas para eliminar/Murilo Lages: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Rjbot (discussão | contribs)
Linha 64: Linha 64:


-->
-->

[[Categoria:!Votações de eliminação encerradas sobre políticos]]

Revisão das 16h53min de 12 de março de 2013

Murilo Lages

Ferramentas: Murilo Lages (editar | discussão | histórico | afluentes | última edição | vigiar | informações | registros | registros do filtro de edições)
Encontre fontes: ABW  • CAPES  • Google (N • L • A)

Artigo criado a partir de blogs. Nenhuma indicação que cumpra os critérios. Fabiano msg 04h45min de 1 de fevereiro de 2013 (UTC)

Prazo do debate: 08 de fevereiro de 2013 às 4:45 (UTC) (Se transformada em votação: 15 de fevereiro de 2013 às 4:45 (UTC))

Manter. O artigo ainda precisa de alguns ajustes mas o biografado aparenta cumprir os critérios, as várias fontes atestam que foi um vereador de destaque e até uma referência no combate ao regime militar. Geovani.s Msg - Contrib 00h28min de 3 de fevereiro de 2013 (UTC) Mudei de opinião, ver comentário abaixo. Geovani.s Msg - Contrib 20h54min de 6 de fevereiro de 2013 (UTC)
Quais fontes é que confirmam isso? Os blogs? Polyethylen (discussão) 01h56min de 6 de fevereiro de 2013 (UTC)
* Manter. foi um grande referencia contra o regime militar, as fontes de referencias nao são independente, o artigo ainda precisa de alguns ajustes, deve ser mantido de 00h28min de 3 de fevereiro de 2013 (UTC) Não abuse da Wikipédia para provar um ponto de vista comentário não assinado de 177.41.8.147 (discussão • contrib) 10h08min de 3 de fevereiro de 2013‎ (UTC)

Eliminar Artigo com exageros, típico de artigos criados por IPs como homenagem a parente. Foi uma grande referência no combate ao regime militar junto com Jarbas Vasconcelos, só que ninguém, fora do seu município, ouviu falar dele. Albmont (discussão) 09h47min de 4 de fevereiro de 2013 (UTC)

Pois é, teve gente que votou a favor do "consenso" porque permitiria a qualquer um dar seu palpite. Agora estamos pagando este preço, vendo IPs e trolls tumultuarem as discussões sem que se possa ignorá-los. Albmont (discussão) 17h56min de 4 de fevereiro de 2013 (UTC)

Eliminar Possivelmente será relevante localmente, da mesma forma que o meu tio-avô Jaquim é mais notório em Couvais, onde foi vereador, do que qualquer ministro. Como apontou o Albmont, tem todo o ar de mais um caso de uso da Wikipédia como site de homenagens póstumas. --Stego (discussão) 20h21min de 4 de fevereiro de 2013 (UTC)

Bem, WP:POLÍTICOS diz que "vereadores serão relevantes somente se tiverem feitos de grande destaque no cenário político local", parece que o biografado é/era sim relevante localmente. Geovani.s Msg - Contrib 21h15min de 4 de fevereiro de 2013 (UTC)
Quais foram os feitos de grande destaque? Polyethylen (discussão) 01h54min de 6 de fevereiro de 2013 (UTC)
Conseguiu se eleger presidente da Câmara Municipal, mesmo na condição de oposição - isto não é qualquer oposicionista que consegue. E foi indicado como uma liderança, no seu município, na luta pela redemocratização do País durante a campanha das Diretas Já. Além de ter sido candidato a deputado estadual, o que pode ter lhe dado mais alguma notoriedade local. Geovani.s Msg - Contrib 14h42min de 6 de fevereiro de 2013 (UTC)
Ser eleito não é por si só um "feito". Passa a ter de cumprir o critério: Citação: Prefeito (no Brasil) ou Presidente da câmara municipal (em Portugal) é relevante e deverá ter artigo próprio, desde que diga qual o período do governo e fale algo substancial e com fontes sobre sua administração. Ser candidato a qualquer cago também não faz cumprir os critérios. O que é que ele fez de relevante para ser considerado uma "referência"? Polyethylen (discussão) 15h16min de 6 de fevereiro de 2013 (UTC)
Boa pergunta: O que é que ele fez de relevante para ser considerado uma "referência"?; isto eu ainda não encontrei, caso não encontre, mudarei de opinião. Geovani.s Msg - Contrib 15h45min de 6 de fevereiro de 2013 (UTC)
Então se não encontrou como é que defende a priori a manutenção? Isso é WP:Subversão do sistema. Polyethylen (discussão) 15h58min de 6 de fevereiro de 2013 (UTC)
Em hipótese alguma eu subverti-me ao sistema e não estou aqui para causar nenhum comportamento desestabilizador, muito pelo contrário, procuro manter as melhores relações possíveis aqui e sempre ajo de boa-fé. O fato de eu ter, a principio, opinado pela manutenção do artigo foi baseado numa fonte da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho que deu muita enfase a vida política do biografado, citando-o até como referência na luta pela redemocratização do País e outras coisas mais, por isso imaginei que pudesse ter sido um político relevante e equivoquei-me ao achar que apenas o fato dele ter sido presidente da Câmara Municipal, mesmo na condição de oposição, fosse um feito de grande destaque, o que de fato "ser eleito não é por si só um feito", todavia ainda tentei achar outras fontes que comprovassem a relevância do mesmo porém não as encontrei. Pois bem, como isto aqui é um consenso, após uma análise mais criteriosa e pelo que foi exposto vejo que o biografado não atende aos critérios e reconsidero minha opinião para Eliminar. Geovani.s Msg - Contrib 20h54min de 6 de fevereiro de 2013 (UTC)

Manter Tem notoriedade por essa referência importante, decretou três dias de luto: "↑ Prefeito decreta luto oficial pela morte do ex-vereador Murilo Lages. www.cabo.pe.gov.br. Página visitada em 2013-01-31." JAMALmsg 13h01min de 7 de fevereiro de 2013 (UTC)

Os critérios são estes: Citação: Prefeito (no Brasil) ou Presidente da câmara municipal (em Portugal) é relevante e deverá ter artigo próprio, desde que diga qual o período do governo e fale algo substancial e com fontes sobre sua administração O seu argumento não explica de que forma se enquadra nos critérios. Polyethylen (discussão) 14h24min de 7 de fevereiro de 2013 (UTC)
Polyethylen, na verdade, ele foi citado pelo prefeito ao decretar luto, mas o biografado foi apenas vereador. Os critérios são: Citação: Vereadores serão relevantes somente se tiverem feitos de grande destaque no cenário político local, ou envolvidos em algum fato que resultou em grande comoção e/ou repercussão (necessário ter fonte). Eamaral (discussão) 14h30min de 7 de fevereiro de 2013 (UTC)
Também não consegui ver a correlação entre o prefeito da cidade dele ter decretado luto e ele ter alguma importância além do seu município. Luto oficial é decretado, hoje, por qualquer motivo, pega bem para o prefeito e não custa nada. Albmont (discussão) 14h36min de 7 de fevereiro de 2013 :(UTC)
Mesmo avaliando pelos critérios de vereador, continuo a não ver que feitos de destaque no cenário político local é que o biografado fez ou foi autor, para que cumpra as regras da wikipédia. Isso não está nem no artigo nem nas fontes. Polyethylen (discussão) 14h41min de 7 de fevereiro de 2013 (UTC)
Albmont, de qualquer forma, não é necessário ter destaque "além do seu município". O critério cita "feitos de grande destaque no cenário político local". Do que tem até agora, o mais próximo foi ser presidente da câmara de vereadores - o que não considero um feito de grande destaque. Eamaral (discussão) 14h42min de 7 de fevereiro de 2013 (UTC)
Tentando entender algo do comentário do JAMAL: como o prefeito decretou luto pela morte do Murilo, ele considerou que o Murilo tem notoriedade local, e é um reconhecimento por pares (pares locais, mas pares). Agora se isso é suficiente para mostrar que há notoriedade local, e se ser notório no município é suficiente ... bem, eu acho q não merece artigo. Rjclaudio msg 16h09min de 7 de fevereiro de 2013 (UTC)
O Jamal poderia explicar melhor? Rossi Pena (discussão) 17h09min de 8 de fevereiro de 2013 (UTC)

Eliminar Os destaques nao sao suficientes. DARIO SEVERI (discussão) 16h33min de 12 de fevereiro de 2013 (UTC)

Eliminar. Notícias apenas após a morte não comprovam "grande destaque no cenário político local", uma das possibilidades de se atender aos critérios de notoriedade. Outra possibilidade seria estar "envolvido em algum fato que resultou em grande comoção e/ou repercussão (necessário ter fonte)": também não se comprova pelas fontes... Pelo visto, o único fato que gerou repercussão foi ter morrido, mas sair em 2 ou 3 jornais em estilo de blog não é "grande repercussão". Eamaral (discussão) 04h14min de 14 de fevereiro de 2013 (UTC)

Conclusão do consenso

Eliminado. Não cumpre o critério exigido para política, não há fontes nem referências que mostrem a importância do vereador, cujas apenas apontam para o fato de ele ter morrido. Excluindo as afirmações do IP tentando subverter o sistema, apenas o Jamal se posicionou pela manutenção, mas não deu explicações quando questionado.--RafaWiki (Pois Não?) 18h46min de 16 de fevereiro de 2013 (UTC)