Alíquota: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m r2.7.2+) (Robô: A adicionar: be:Стаўка падатку
Legobot (discussão | contribs)
m A migrar 18 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:q1128317
Linha 32: Linha 32:
{{DEFAULTSORT:Aliquota}}
{{DEFAULTSORT:Aliquota}}
[[Categoria:Direito tributário]]
[[Categoria:Direito tributário]]

[[be:Стаўка падатку]]
[[de:Grenzsteuersatz]]
[[en:Tax rate]]
[[es:Tipo de gravamen]]
[[et:Maksumäär]]
[[fi:Marginaalivero]]
[[fr:Taux d'imposition]]
[[gl:Tipo de gravame]]
[[he:מס שולי]]
[[it:Aliquota]]
[[ja:税率]]
[[nl:Belastingdruk]]
[[no:Marginalskatt]]
[[pl:Stawka podatku]]
[[ru:Налоговая ставка]]
[[sv:Marginalskatt]]
[[uk:Податкова ставка]]
[[zh:税率]]

Revisão das 12h05min de 15 de março de 2013

Em Direito tributário, alíquota é o percentual ou valor fixo que será aplicado sobre a base de cálculo para o cálculo do valor de um tributo. A alíquota será um percentual quando a base de cálculo for um valor econômico, e será um valor quando a base de cálculo for uma unidade não monetária. As alíquotas em percentual são mais comuns em impostos e as alíquotas em valor ocorrem mais em tributos como empréstimo compulsório, taxas e contribuição de melhoria.

A Alíquota é um dos elementos da matriz tributária de um tributo. Assim, há a exigência de que seu valor ou percentual seja estabelecido em lei.

Classificação

De acordo com as suas características, a alíquota pode ser classificada em:

  • fixa – quantia determinada para todos os contribuintes
  • variável – estipulada de acordo com a base de cálculo. Geralmente é progressiva (ou seja, alíquota é positivamente proporcional à base de cálculo).

Quando a alíquota é zero (geralmente em impostos de alíquota variável), dizemos que há isenção total. É o caso do Imposto de Renda, onde a alíquota para rendimentos anuais de até R$ 13965 - ou R$ 1163 mensais - era zero (no ano 2005). E é um grande elemento da contabilidade, de sua estrutura da DLPAc

Alíquota e o Direito Tributário Brasileiro

De acordo com o princípio da progressividade do direito tributário, quanto maior for a base de cálculo, maior será a alíquota. Isto implica na adequação do tributo a uma das seguintes categorias:

  • progressividade pelo valor - o tributo possui alíquota variável.
  • progressividade extra-fiscal - o tributo possui alíquotas maiores como penalidades sobre base de cálculo com valores maiores, e/ou alíquotas menores como incentivo sobre base de cálculo com valores menores. O objetivo da progressividade extra-fiscal é influenciar o comportamento do contribuinte. Por exemplo, em consumo de água e energia, após uma determinada quantidade mensal de consumo, a alíquota muda para uma maior (mais agravante), levando ao consumidor a evitar este limite.

Ver também