Ryan Newman: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Kaktus Kid (discussão | contribs)
Legobot (discussão | contribs)
m A migrar 10 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:q525980
Linha 44: Linha 44:
{{DEFAULTSORT:Newman, Ryan}}
{{DEFAULTSORT:Newman, Ryan}}
[[Categoria:Pilotos da NASCAR]]
[[Categoria:Pilotos da NASCAR]]

[[de:Ryan Newman]]
[[en:Ryan Newman]]
[[es:Ryan Newman]]
[[fr:Ryan Newman (NASCAR)]]
[[id:Ryan Newman]]
[[ko:라이언 뉴먼 (자동차 경주 선수)]]
[[nl:Ryan Newman (autocoureur)]]
[[no:Ryan Newman]]
[[simple:Ryan Newman]]
[[sv:Ryan Newman]]

Revisão das 05h04min de 17 de março de 2013

 Nota: Para para atriz estadunidense de mesmo nome, veja Ryan Whitney Newman.
Ryan Newman

Ryan Newman (South Bend, 8 de Dezembro de 1977) é um piloto de automóvel americano que corre na NASCAR.

Carreira

Início

sim Ryan Newman venceu em 1993 o Michigan State Midget Championship e o título da All-American Midget Series championship além de ser o novato do ano na categoria. Venceu esse mesmo prêmio no United States Automobile Club (USAC) Midget em 1995 e USAC Silver Crown Series em 1996.

Venceu o USAC Silver Bullet National Championship em 1999 com 2 vitórias. Em 2000 conquistou 3 vitórias em 5 etapas na ARCA.

NASCAR

Ryan Newmam fez sua primeira aparição na NASCAR diretamente na Nextel Cup no circuito de Phoenix em 2000. Correndo com o carro #12 da equipe Penske terminou na 41ª posição na prova após problemas em seu motor na volta 176.

Para 2001, Newman dividiu provas entre a Nextel e a Busch Series. Na divisão principal correu 7 etapas conquistando sua primeira pole nas 600 milhas de Charlotte e uma segunda posição em Kansas. A primeira vitória na NASCAR veio na prova de Michigan pela Busch após largar na segunda posição. Nas 15 provas disputadas nessa divisão conquistou a marca de 6 poles.

A primeira temporada completa do piloto da Penske veio no ano de 2002 pela Nextel Cup. Correndo as 36 provas daquele ano conquistou a primeira vitória na divisão principal na etapa de Loudon e 6 poles. Terminando o ano na sexta colocação do campeonato mas conquistando o prêmio de novato do ano em cima de Jimmie Johnson.

2003 foi o ano mais vitorioso de Ryan Newman na NASCAR conquistando 8 vitórias e 11 poles nas 36 etapas daquele ano, porém com muita inconstância durante a temporada terminou o campeonato apenas da sexta posição 311 pontos atrás do campeão Matt Kenseth que obteve apenas 1 vitória durante o ano.

Newman conquistou uma vitória durante a temporada regular da Nextel Cup em 2004 levando-o ao play-off. Terminou o ano com mais uma vitória durante o Chase e a sétima colocação no campeonato. Com mais 9 poles conquistadas chegou a incrível marca de 27 poles em 116 provas.

Em 2005 Ryan Newman conquistou 8 poles nas 36 provas do ano conquistando pelo quarto ano consecutivo o Pole Award, prêmio destinado ao piloto com maior número de poles na temporada, porém conseguiu apenas uma vitória na etapa Sylvania 300. Correndo sempre com o carro #12 da Penske, conquistou sua classificação para os play-offs apenas na última prova da temporada regular. Após bons resultados nas primeiras provas do Chase, teve como ápice a segunda colocação do campeonato mas devido a problemas de aerodinâmica nos carros da Dodge durante essa temporada, Newman perdeu a chance de disputar o título tendo maus resultados nas provas de Atlanta e Texas terminando na sexta colocação ao final do campeonato.

Principais Vitórias

NASCAR - Nextel Cup

NASCAR - Busch Series

International Race of Champions