Mesosaurus: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Burmeister (discussão | contribs)
KLBot2 (discussão | contribs)
m Bot: A migrar 14 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q132822
Linha 50: Linha 50:
[[Categoria:Répteis do Permiano]]
[[Categoria:Répteis do Permiano]]
[[Categoria:Répteis marinhos]]
[[Categoria:Répteis marinhos]]

[[ca:Mesosaure]]
[[de:Mesosaurus]]
[[en:Mesosaurus]]
[[es:Mesosaurus]]
[[fr:Mesosaurus]]
[[hr:Mezosaur]]
[[it:Mesosaurus]]
[[ja:メソサウルス]]
[[ka:მეზოზავრები]]
[[nl:Mesosaurus]]
[[pl:Mezozaur]]
[[ru:Мезозавр]]
[[simple:Mesosaurus]]
[[zh:中龍屬]]

Revisão das 15h03min de 24 de março de 2013

Como ler uma infocaixa de taxonomiaMesosaurus
Ocorrência: Carbonífero ao Triássico 290–230 Ma
Mesosaurus
Mesosaurus
Estado de conservação
Extinta
Extinta
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Mesosauria
Família: Mesosauridae
Género: Mesosaurus
Distribuição geográfica
O mesossauro habitava a área em azul
O mesossauro habitava a área em azul
Esqueleto do Mesosaurus brasiliensis. Desenho original de Mac Gregor (1908) [1].

Mesosaurus é um género extinto de pararéptil marinhos pré-históricos, que viveram da Era Paleozóica ao início da Era Mesozóica. Os mesossauros apareceram no Período Carbonífero, a cerca de 290 milhões de anos, e tiveram seu auge no Período Permiano. A ocorrência de alguns fósseis indicam que os últimos remanescentes dessa linhagem sobreviveram até o início do Triássico, há cerca de 230 milhões de anos. Quando adultos mediam cerca de um metro de comprimento.[2].

Os mesossauros foram um dos primeiros grupos de répteis a adaptar-se a um ambiente aquático. Tinha corpo hidrodinâmico, patas com membranas interdigitais e cauda longa. O crânio era alongado e a boca estava cheia de dentes muito longos, finos e numerosos. A alimentação do messorauro era carnívora.

Este animal habitou zonas aquáticas do antigo super-continente chamado Pangeia. Os seus restos fossilizados encontram-se hoje em dia na África e América do Sul. Em várias cidades do sul do Brasil existem museus com exemplares muito bem conservados, como é o caso do Cenpaleo (centro paleontologico) que está localizado na cidade de Mafra-SC.

São conhecidas 4 espécies de mesossauros uma delas que é encontrada no Brasil designa-se como Mesosaurus brasiliensis (Mac Gregor, 1908)[1], ou "lagarto intermediário brasileiro".

Mesosaurus brasiliensis

Restos fósseis do réptil Mesosaurus Brasiliensis.

O Mesosaurus brasiliensis era um réptil pequeno, com corpo esguio e longa cauda, medindo cerca de um metro quando adulto. Foi descrito e batizado por Mac Gregor em 1908, estudando fósseis encontrados nos folhelhos da Formação Irati, do Permiano superior, coletados pelo geólogo Israel Charles White próximos à estação de Irati, no estado do Paraná.[1] Esses répteis apareceram há cerca de 290 milhões de anos, no Carbonífero, tendo seu auge ocorrido no Permiano. Alguns fósseis indicam que os últimos remanescentes dessa linhagem sobreviveram até o início do Triássico, há cerca de 230 milhões de anos [3]. O primeiro exemplar de mesossaurídeo foi encontrado no sul da África e descrito por Paul Gervais em 1864, que o denominou de Mesosaurus tenuidens [4].

A ocorrência de um mesmo gênero de pequeno réptil nos dois lados do Atlântico foi logo visto por diversos geólogos e paleontólogos como o próprio Alfred Wegener, como um dos mais fortes argumentos na teoria da deriva continental.[5]

Ligações externas

Ver também

Referências

  1. a b c Mac Gregor, J.H. (1908) Mesosaurus brasiliensis nov. sp., Parte II. (Português e Inglês) IN: White, I.C. (1908) "Commissão de Estudos das Minas de Carvão de Pedra do Brazil”, Relatório Final, Parte II, Imprensa Nacional, Rio de Janeiro, Brazil, 617 pg. (Relatório bilíngüe, em português e inglês). Edição facsimilar de 1988, DNPM
  2. Barberena, D. C. A. & Timm, L. L. (2000) Características dos Mesosaurus e suas adaptações ao meio aquático. IN: Holz, M. & Ros, L. F . Paleontologia do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS/CIGO, 2000. p. 194-209.
  3. Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil – Coluna White, Serra do Rio do Rastro, SC. Seção Geológica Clássica do Continente Gonduana no Brasil:http://www.unb.br/ig/sigep/sitio024/sitio024.pdf
  4. Gervais, P. (1867-69) Zoologie et Paléotologie Générales. (francês) Ser. 1, pp. 223-228. Pl. XLII.Gervais, P. (1867-69) Zoologie et Paléotologie Générales. Ser. 1, pp. 223-228. Pl. XLII
  5. Wegener, Alfred (1912). «Die Entstehung der Kontinente». International Journal of Earth Sciences. doi:10.1007/BF02202896  Texto "de" ignorado (ajuda); Parâmetro desconhecido |Volume= ignorado (|volume=) sugerido (ajuda); Parâmetro desconhecido |Issue= ignorado (|issue=) sugerido (ajuda)

Predefinição:Fauna e Flora do Geoparque Paleorrota