Barthélemy d'Herbelot: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
KLBot2 (discussão | contribs)
m Bot: A migrar 6 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q809421
Linha 16: Linha 16:


[[Categoria:Orientalistas da França]]
[[Categoria:Orientalistas da França]]

[[ar:بارتيلمي هربلو]]
[[de:Barthélemy d’Herbelot de Molainville]]
[[en:Barthélemy d'Herbelot]]
[[es:Barthélemy d’Herbelot de Molainville]]
[[fr:Barthélemy d'Herbelot de Molainville]]
[[it:Barthélemy d'Herbelot de Molainville]]

Revisão das 04h53min de 26 de março de 2013

Bibliothèque orientale de Barthélemy d'Herbelot. Maastricht, 1776.

Barthélemy d'Herbelot de Molainville (Paris, 14 de Dezembro de 1625 – † Paris, 8 de Dezembro de 1695), foi um orientalista francês, nascido em Paris.

Foi educado em Paris em línguas orientais, o que o levou a uma viagem pela Itália para estabelecer contato com pessoas do Oriente. De volta à França conseguiu um cargo de intérprete do rei Luís XIV de França.

Viajou novamente à Itália, onde recebeu vários manuscritos orientais de Fernando II da Toscana. O Grão-Duque tentou fazer com que se radicasse na Itália a seu serviço, mas Barthélemy retornou à França, chamado por Jean-Baptiste Colbert. Em 1692 acedeu à cadeira de siríaco do Colégio de França.

Sua grande obra é a Biblioteca Oriental (Bibliotheque orientale, ou dictionnaire universel contenant tout ce qui regarde la connoissance des peuples de l'Orient), em cuja redação esteve ocupado quase toda sua vida. A base da obra é o monumental Dicionário Árabe de Katib Çelebi (1609-1657), com a adição de outros manuscritos turcos e árabes.

A Biblioteca foi publicada postumamente em 1697 por seu assistente, Antoine Galland, mais tarde famoso como o tradutor d'As Mil e Uma Noites.

Referências