Saltar para o conteúdo

Turquesa: diferenças entre revisões

10 bytes adicionados ,  05h29min de 26 de março de 2013
sem resumo de edição
m (A migrar 49 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:q165254)
'''Turquesa''' é uma [[Gema (mineralogia)|gema]] geralmente entre a cor [[ciano]] e o [[verde]], gerando a [[Turquesa (cor)|cor homônima]]. As variedades mais caras são a "robin's egg blue," (cor azul do céu). As inferiores são esverdeadas. A turquesa que se desvanece na cor é também inferior. A turquesa é um fosfato de [[alumínio]] com pequenas quantidades de [[cobre]] e [[ferro]]. A gema é apenas ligeiramente mais [[Escala de Mohs|dura]] do que o [[vidro]].
 
Em épocas antigas, turquesa foi usada pelos [[Egipto|Egípcios]] e foi [[mineração|retirada]] por eles na [[Sinai|Peninsula do Sinai]]. Existem depósitos importantes no [[Irã]] perto de Nishapur e também no sudoeste americano. A turquesa era considerada a pedra nacional da [[Pérsia]] e usada intensamente na decoração de objetos. A Turquesa é usada por artesãos [[Nativos Americanos]] especialmente os trabalhadores em metais da tribo de índios americanos [[Navajos]] da América do Norte. O material vívido encontrado no [[Arizona]] é conhecido como [[Bisbee Blue]]. Turquesa também é usada na camiseta do time de futebol inglês Chelsea, sendo uma das cores mais famosas em relação ao uniforme no mundo.
 
A turquesa, juntamente com o [[coral]], é usada extensivamente em [[joalheria]] no [[Tibete]] e na [[Mongólia]]. A turquesa é encontrada na [[China]] e retirada das minas para venda a outros países, mas não é usada em joalheria. Algumas esculturas são feitas da mesma maneira que esculturas com [[jade]]
8 552

edições