Colossas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Xqbot (discussão | contribs)
m r2.7.3) (Robô: A adicionar: eu:Kolosa
EmausBot (discussão | contribs)
m A migrar 17 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q1001370
Linha 25: Linha 25:
[[Categoria:Cidades do Império Bizantino]]
[[Categoria:Cidades do Império Bizantino]]
[[Categoria:Cidades greco-romanas da Turquia]]
[[Categoria:Cidades greco-romanas da Turquia]]

[[ca:Colosses]]
[[de:Kolossai]]
[[en:Colossae]]
[[es:Colosas]]
[[eu:Kolosa]]
[[fr:Chônai]]
[[hak:Kô-lò-sî]]
[[id:Kolose]]
[[it:Colossi]]
[[ja:コロサイ]]
[[nl:Kolosse]]
[[pl:Kolosy (Frygia)]]
[[ru:Колоссы]]
[[sh:Kolose]]
[[sr:Колосе]]
[[sv:Kolossai]]
[[uk:Колосси]]

Revisão das 02h39min de 27 de março de 2013

O milagre de São Miguel am Chonae, um ícone russo do século XV.

Colossas (em latim: Colossae; também conhecida como Chonae ou Kona, atual Honaz), era uma cidade antiga da Frígia, no rio Lico, um afluente do rio Meandro (atual Büyük Menderes). Estava situada cerca de 20 km ao norte de Laodiceia no Lico, próximo à grande estrada que ligava Éfeso ao Eufrates. O lugar, localizado na atual Anatólia na Turquia, na província de Denizli, nunca foi escavado.

Em 396 a.C., durante as Guerras Persas, o sátrapa Tissaphernes foi atraído a Colossas e morto por um agente do grupo de Ciro o Jovem. Plínio conta que a lã de Colossas deu seu nome (colossinus) à cor da flor do ciclame. Durante o período helenista, a cidade adquiriu certa importância mercantil, embora tenha diminuído consideravelmente em importância e tamanho por volta do século I.

Não parece que São Paulo tenha visitado esta cidade quando ele escreveu sua Epístola aos Colossenses, já que ele diz a Fílemon de sua esperança de poder visitar a cidade quando tivesse sido liberto da prisão (Filémon 1:22). Parece que Epafras foi o fundador da Igreja em Colossas.

Esta cidade entrou em declínio (possivelmente devido a um terremoto) e a cidade bizantina de Chonæ (Χῶναι) ocupou um sítio próximo às suas ruínas. Segundo a literatura clássica, bizantina e medieval indica que parte ou todo o sítio original de Colossas mudou de nome para Cona ou Chonae. A cidade foi o lugar de nascimento dos escritores gregos bizantinos Nicetas e Miguel Choniates.

Na arte russa e bizantina, o tema Milagre do Arcanjo Miguel em Chonae esta intimamente relacionado com o lugar. A tradição ortodoxa conta que pagãos direcionaram um rio contra o santuário de São Miguel lá existente para destruí-lo, mas o Arcanjo Miguel apareceu e rompeu com um relâmpago uma rocha para redirecionar o rio, movendo o fluxo para longe da igreja e santificando para sempre a águas que vinham do desfiladeiro. A Igreja Ortodoxa celebra uma festa em comemoração deste evento no dia 6 de setembro. O Mosteiro do Milagre (Mosteiro Chudov) no Kremlin, em Moscou, onde os czares russos eram batizados, foi dedicado à Festa do Milagre em Chonae.

Referências

  • Easton's Bible Dictionary, 1897.
  • Bennett, Andrew L. "Archaeology From Art: Investigating Colossae and the Miracle of the Archangel Michael at Kona." Near East Archaeological Society Bulletin 50.

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Honaz