Parque: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m r2.7.2+) (Robô: A modificar fa:بوستان para fa:پارک
Addbot (discussão | contribs)
m A migrar 44 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:q22698
Linha 44: Linha 44:
[[Categoria:Elementos urbanos]]
[[Categoria:Elementos urbanos]]


[[ar:متنزه]]
[[bg:Парк]]
[[ca:Parc]]
[[cs:Park]]
[[da:Park]]
[[de:Park]]
[[en:Park]]
[[eo:Parko]]
[[es:Parque]]
[[et:Park]]
[[eu:Parke]]
[[eu:Parke]]
[[fa:پارک]]
[[fa:پارک]]
[[fi:Puisto]]
[[fr:Parc]]
[[gd:Pàirce]]
[[gl:Parque]]
[[he:פארק]]
[[hr:Park]]
[[ht:Pak (rezèv natirèl)]]
[[hu:Park]]
[[io:Parko]]
[[ja:公園]]
[[ko:공원]]
[[lt:Parkas]]
[[lv:Parks]]
[[nl:Park]]
[[nn:Park]]
[[no:Park]]
[[pl:Park]]
[[ro:Parc]]
[[ru:Парк]]
[[rw:Pariki]]
[[sh:Park]]
[[simple:Park]]
[[sk:Park]]
[[sl:Park]]
[[sr:Парк]]
[[sv:Park]]
[[th:สวนสาธารณะ]]
[[tr:Park]]
[[tt:Парк]]
[[uk:Парк]]
[[vi:Công viên]]
[[zh:公园]]
[[zh-min-nan:Kong-hn̂g]]
[[zh-yue:公園]]

Revisão das 03h56min de 27 de março de 2013

 Nota: Se procura o parque de diversões, veja Parque de diversão.
Central Park, um dos maiores parques urbanos do mundo, situado em Nova Iorque, Estados Unidos.
Parque Ibirapuera, em São Paulo, Brasil.
Parque Eduardo VII, em Lisboa, Portugal.

Um parque é um espaço comumente chamado de "área verde", em geral livre de edificações e caracterizado pela abundante presença de vegetação. Protegido pela cidade, pelo Estado/província ou pelo país no qual se encontra, destina-se à recreação, e à preservação do meio-ambiente natural[1]. Desta forma, um parque pode ser caracterizado como urbano ou natural.

Parque urbano

Um parque urbano é um tipo de espaço livre de edificações, normalmente caracterizado como espaço público, no qual há tipicamente abundância de vegetação e áreas não pavimentadas, mas sobretudo localizado dentro de uma região urbana. Nele, estabelecimentos industriais e residenciais são proibidos, e estabelecimentos comerciais são normalmente restritos a quiosques e vendedores ambulantes. Eventualmente um parque urbano está ligado a um conjunto de equipamentos públicos de caráter cultural, como museus, centros culturais e casas de espetáculo.

Um parque urbano propicia lazer e recreação aos habitantes da cidade, assim como uma apropriação lúdica do espaço público. Parques urbanos incluem muitas vezes playgrounds e campos de esportes, laguinhos e centros educativos como museus e jardins botânicos.

Parques são um dos componentes-chaves de uma cidade especialmente dedicada em propiciar um alto nível de qualidade de vida aos seus habitantes; várias das cidades com os melhores índices de desenvolvimento humano, como Genebra e Zurique, na Suíça, Vancouver, no Canadá e Estocolmo, na Suécia, possuem sistemas complexos de espaços de recreação e parques urbanos.

Um dos exemplos mais paradigmáticos de um parque urbano é o Central Park, em Nova Iorque, projetado por Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux[2]. Outro exemplo semelhante é o Hyde Park, em Londres. Já exemplos bastante conhecidos de parques urbanos no Brasil são o Parque Ibirapuera, em São Paulo, o Parque das Dunas em Natal e o Parque do Cocó em Fortaleza.

Parque natural

Um parque natural é uma área natural, fora de uma área urbana, protegida por lei, e onde indústrias e residências são proibidas, restritas a nativos que anteriormente já habitavam a região ou existem com restrições, com o objetivo de preservar a flora e a fauna local.

Um parque natural também pode servir como um local de recreação para pessoas. Camping, canoagem, caminhadas e piqueniques são atividades e recreações mais comuns. Muitos parques naturais são centros turísticos, por abrigarem monumentos naturais, como grandes montanhas e cachoeiras, por exemplo.

No Brasil, por exemplo, temos o Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú e também o Parque Ecológico do Paredão em Guapé - Minas Gerais. Em Portugal, a Ria Formosa, no Algarve, é outro exemplo de um parque natural.

Panorama do lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu, no Paraná, eleitas uma das Sete maravilhas naturais do mundo. Ao fundo é possível ver a passarela do lado argentino.

Ver também

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Commons Imagens e media no Commons

Predefinição:Portal-entretenimento

Referências

  1. AmbienteBrasil - Glossário acessado em 3 de maio de 2010.
  2. Nova York faz festa para os 150 anos do Central Park - BBC Brasil acessado em 3 de maio de 2010.