Conselho das Índias: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 177.133.174.43 ( modificação suspeita : -17), para a edição 32415095 de Salebot
EmausBot (discussão | contribs)
m A migrar 11 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q1127285
Linha 11: Linha 11:


[[Categoria:História da Espanha]]
[[Categoria:História da Espanha]]

[[ca:Consell d'Índies]]
[[cs:Rada pro Indie]]
[[de:Consejo de Indias]]
[[en:Council of the Indies]]
[[es:Consejo de Indias]]
[[fi:Intioiden neuvosto]]
[[fr:Conseil des Indes]]
[[it:Consiglio delle Indie]]
[[ja:インディアス枢機会議]]
[[lt:Indijų Taryba]]
[[ru:Совет Индий]]

Revisão das 10h13min de 27 de março de 2013

O Real e Supremo Conselho das Índias (em espanhol Real y Supremo Consejo de Indias) foi o órgão mais importante da administração colonial espanhola (para a América e para as Filipinas), já que assessorava o Rei na função executiva, legislativa e judiciária. Não tinha uma sede física fixa, mas se trasladava de um lugar a outro com o Rei e sua corte. Este conselho atuou com o monarca; em algumas matérias excepcionalíssimas atuou só.

História

Pensa-se que começou a funcionar ao redor de 1524. Como instituição se formou pouco a pouco, e já os Reis Católicos designaram a Juan Rodríguez de Fonseca para estudar os problemas da colonização das Indias com Cristóvão Colombo. Ao morrer Fernando II de Aragão assume a coroa de Castela, na qualidade de regente, o Cardeal Cisneros, que não tinha boas relações com Rodríguez de Fonseca, de forma que o separa de suas funções e lhe encarrega a dois membros do conselho de Castela: Luis de Zapata e Lorenzo Galindes de Carvajal, para que formem um pequeno conselho, que se passou a chamar "Junta das Índias". Em 1516, quando Carlos I de Espanha assume as possessões na América, continua existindo esta junta e já em 1524 passa a chamar-se definitivamente Conselho das Índias. Seu primeiro presidente foi o frei García de Loayza, que se tornaria depois o arcebispo de Sevilha...

As reformas napoleônicas de 1814, com a criação dos ministros de despacho, retiram as atribuições administrativas e legais do Conselho, ficando, até sua abolição definitiva em 1834, como um organismo consultor.