Ilha de Villegagnon: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m r2.7.3) (Robô: A modificar fr:Villegaignon (île) para fr:Villegagnon (île)
Addbot (discussão | contribs)
m A migrar 6 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:q2748948
Linha 35: Linha 35:
[[Categoria:História do Rio de Janeiro]]
[[Categoria:História do Rio de Janeiro]]


[[bs:Villegaignon]]
[[en:Villegagnon Island]]
[[es:Isla de Villegagnon]]
[[fr:Villegagnon (île)]]
[[fr:Villegagnon (île)]]
[[hr:Villegagnon (otok)]]
[[no:Villegagnonøya]]
[[sr:Вилгањон (острво)]]

Revisão das 12h52min de 27 de março de 2013

Ilha de Villegaignon, baía de Guanabara: vista aérea.
Batalha dos portugueses contra os franceses na baía de Guanabara (1560) (autor desconhecido, 1567).

A Ilha de Villegagnon localiza-se no interior da baía de Guanabara, na cidade e estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

História

Denominada como ilha de Serigipe pelos indígenas, e como Ilha das Palmeiras pelos conquistadores portugueses, a sua atual denominação é uma homenagem ao seu primeiro ocupante, o almirante francês Nicolas Durand de Villegagnon, que a ocupou em 1555, nela erguendo o Forte Coligny, quando da tentativa de estabelecimento da França Antártica.

Durante esta ocupação, colonos protestantes e calvinistas realizaram na ilha o primeiro culto e celebração, nas Américas, da Santa Ceia, conforme as doutrinas reformadas. Pouco tempo depois estes missionários foram questionados por Villegagnon, que os obrigou a declararem os termos de sua fé e, em seguida, foram martirizados. Esta declaração de fé ficou conhecida como a confissão da Guanabara. Em 24 de março de 2007, foi inaugurado um marco na ilha em memória destes acontecimentos.

Em 15 de março de 1560, com a chegada de reforços oriundos da Capitania de São Vicente, teve lugar o ataque dos portugueses comandados por Mem de Sá, que desembarcou tropas e artilharia na Ilha. Dois dias mais tarde os franceses abandonaram o forte, procurando refúgio junto aos Tamoios. A fortaleza foi arrasada e, no dia 17 de março foi celebrada a primeira missa portuguesa na ilha.

A ilha voltou a ser fortificada pelos portugueses em 1733, quando o Governador Gomes Freire de Andrade fez demolir o monte das Palmeiras, principiando a construção da Fortaleza de São Francisco Xavier da Ilha de Villegagnon.

Após a Independência do Brasil, a ilha foi transferida para a Marinha e, a partir de 3 de dezembro de 1843 passou a sediar o Corpo de Imperiais Marinheiros.

Em 1935 iniciaram-se as obras de construção da tradicional Escola Naval, sob responsabilidade da Marinha do Brasil, inauguradas em 11 de junho de 1938.

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do estado do Rio de Janeiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.