Voto único transferível: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m r2.7.3) (Robô: A modificar zh:單一可轉移票制 para zh:可轉移單票制
KLBot2 (discussão | contribs)
m Bot: A migrar 18 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q115807
Linha 15: Linha 15:


[[Categoria:Sistemas de votação]]
[[Categoria:Sistemas de votação]]

[[de:Übertragbare Einzelstimmgebung]]
[[en:Single transferable vote]]
[[es:Voto único transferible]]
[[fi:Siirtoäänivaalitapa]]
[[fr:Scrutin à vote unique transférable]]
[[is:Forgangsröðunaraðferðin]]
[[it:Voto singolo trasferibile]]
[[ja:単記移譲式投票]]
[[ko:단기 이양식 투표 제도]]
[[ml:ഒറ്റ കൈമാറ്റ വോട്ട്]]
[[nl:Enkelvoudige overdraagbare stem]]
[[no:Single transferable vote]]
[[pl:Pojedynczy głos przechodni]]
[[ru:Система единого непереходного голоса]]
[[simple:Single Transferable Vote]]
[[sv:Enkel överförbar röst]]
[[uk:Система єдиного перехідного голосу]]
[[zh:可轉移單票制]]

Revisão das 08h53min de 28 de março de 2013

O voto único transferível (sigla em português: VUT; em inglês: Single transferable vote, com a sigla STV) é um sistema de voto preferencial concebido para minimizar desperdício nas votações e fornecer representação proporcional, garantindo ao mesmo tempo que são explicitamente votos expressos para candidatos individuais em vez de listas de partidos. É usada quando existe círculos eleitorais (votação por distritos/condados) e da transferência de todos os votos que seriam desperdiçados para outros candidatos elegíveis. O VUT inicialmente aloca um eleitor da votação para o seu candidato preferido e depois, após os candidatos terem sido eleitos ou eliminados, transferem o excedente ou os não utilizados de acordo com as preferências de voto do eleitor.

O VUT teve a sua mais ampla adopção nos países de língua inglesa. Em 2007, este sistema foi utilizado para eleições parlamentares na República da Irlanda (desde 1919), para a Assembleia da Irlanda do Norte e Malta. Também é utilizado pelo Senado australiano sob a forma de voto de grupo, bem como algumas eleições locais e regionais nas eleições da Austrália, as eleições autárquicas na República da Irlanda, Escócia e alguns outros governos locais, tais como as eleições em Dunedin e na cidade capital de Wellington, na Nova Zelândia. Nos Estados Unidos, é utilizado para eleições na cidade de Cambridge, Massachusetts, diversas eleições estudantis, e serão utilizados para determinadas eleições na cidade de Minneapolis, Minnesota, começando em 2009.

O VUT foi pioneiro na Tasmânia, Austrália, onde tem estado em constante uso na Câmara da Assembleia Tasmaniana desde o início dos anos de 1900. É conhecida como Hare-Clark, em reconhecimento de Thomas Hare, que desenvolveu inicialmente o sistema e ao Procurador-Geral tasmaniano, Andrew Inglis Clark, que trabalhou muito para introduzir uma versão modificada. Hare-Clark tem sido posteriormente alterada para permitir melhorias, tais como boletins de voto rotativo (a Rotação Robson). É reconhecida pelos seus apoiantes como sendo o melhor e mais justo sistema eleitoral em todo o mundo, embora os partidos políticos se mostrem muitas vezes relutantes a aprová-la, porque exige que os candidatos concorram com um outro público, que é sentido por alguns membros dos partidos que danificam a coesão dos mesmos. Os apoiantes pensam que é inteiramente apropriado que o candidato faça o processo para a sua própria eleição directa ao público.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um(a) cientista político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.