Estádio do Bonfim: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Typo fixing, typos fixed: Vitoria → Vitória, Incluido → Incluído utilizando AWB (8853)
Addbot (discussão | contribs)
m A migrar 5 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:q1370781
Linha 45: Linha 45:


[[Categoria:Estádios de futebol de Portugal|Bonfim]]
[[Categoria:Estádios de futebol de Portugal|Bonfim]]

[[de:Estádio do Bonfim]]
[[en:Estádio do Bonfim]]
[[fr:Estádio do Bonfim]]
[[it:Estádio do Bonfim]]
[[pl:Estádio do Bonfim]]

Revisão das 02h12min de 29 de março de 2013

Estádio do Bonfim
Características
Local Setúbal
Capacidade 18.694
Inauguração
Data 16 de Setembro de 1962
Proprietário Vitória de Setúbal

O Estádio do Bonfim é um estádio de futebol onde habitualmente joga o Vitória de Setúbal e localiza-se em Setúbal, no centro da cidade. Foi inaugurado a 16 de Setembro de 1962 e pode contar com 18.694 espectadores. O Estádio está situado no Parque do Bonfim e já teve capacidade para cerca de 30.000 espectadores. Após a colocação de cadeiras individuais visando um maior conforto dos espectadores viu reduzida a sua lotação oficial para cerca de 21.000 lugares, sendo que actualmente, o número oficial deste recinto cifra-se em 18.694 lugares em virtude do encerramento de uma das bancadas do topo.

História

Foi inaugurado no dia 16 de Setembro de 1962 e desde lá para cá foi palco de inúmeros acontecimentos desportivos de onde se destaca obviamente os jogos do Campeonato Nacional de Futebol da 1ª Divisão e da Taça de Portugal, bem como alguns jogos internacionais não só da equipa setubalense mas também da própria Selecção Nacional de Portugal que ali jogou algumas vezes. Era naquela época uma das mais modernas infraestruturais desportivas em Portugal tornando-se, ao longo do tempo, um dos mais tradicionais estádios do futebol português.

Todavia é uma obra que esta a ficar degrada e desactualizada, mesmo ao nível da iluminação para jogos oficiais. De resto, a Uefa não credenciou aquele recinto para provas internacionais razão pela qual o Vitória de Setúbal teve que disputar a Taça Uefa na sua ultima participação no Estádio José de Alvalade em Lisboa.

Novo Estádio

Incluído no novo projecto da cidade de Setúbal, Nova Setúbal na zona do Vale da Rosa, foi apresentado o projecto de construção de um novo estádio para a equipa local. Trata-se de um recinto com bancadas totalmente cobertas e com capacidade para receber 15.500 espectadores, com um custo estimado de 11.000 milhões de euros.