Dispositivo semicondutor: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
KLBot2 (discussão | contribs)
m Bot: A migrar 16 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q175805
Linha 12: Linha 12:


[[Categoria:Semicondutores]]
[[Categoria:Semicondutores]]

[[ar:نبيطة]]
[[cs:Polovodičová součástka]]
[[da:Halvlederkomponent]]
[[en:Semiconductor device]]
[[eo:Duonkonduktaĵa aparato]]
[[hi:अर्धचालक युक्ति]]
[[id:Alat semikonduktor]]
[[it:Dispositivo a semiconduttore]]
[[ja:半導体素子]]
[[kk:Шалаөткізгіш болометр]]
[[ko:반도체 소자]]
[[lt:Puslaidininkinis įtaisas]]
[[ms:Peranti semikonduktor]]
[[ru:Полупроводниковые приборы]]
[[zh:半导体器件]]
[[zh-yue:原子粒]]

Revisão das 10h14min de 29 de março de 2013

Dispositivo semicondutor é um componente eletrônico que explora as propriedades eletrônicas de materiais semicondutores, principalmente silício, germânio, e arseneto de gálio, assim como semicondutores orgânicos. Dispositivos semicondutores tem substituído dispisitivos termiônicos (tubos de vácuo) na maioria das aplicações. Eles usam condução no estado sólido em oposição ao estado gasoso ou emissão termiônica no alto vácuo.

Dispositivos semicondutores são manufaturados tanto em dispositivos únicos disccretos como em circuitos integrados (CIs), os quais consistem de um número variando de uns poucos (tão baixo quanto dois) a bilhões de dispositivos fabricados e interconectados sobre um substrato semicondutor único.

A principal razão porque materiais semicondutores são tão úteis é que o comportamento de um semicondutor pode ser facilmente manipulado pela adição de impurezas, o que é conhecido como "dopagem (a adição de um "dopante"). A condutividade de semicondutores pode ser controlada pela introdução de um campo elétrico, pela exposição à luz, e também pressão e calor; então, semicondutores podem produzir excelentes sensores. A condução de corrente em um semicondutor ocorre via elétrons móveis ou "livres" e buracos electrónicos, coletivamente conhecidos como portadores de carga.

Referências

  • Muller, Richard S., and Theodore I. Kamins (1986). Device Electronics for Integrated Circuits. [S.l.]: John Wiley and Sons. ISBN 0-471-88758-7