Fundação (construção): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Reverted 1 edit by 197.216.0.54 (talk). (TW)
Linha 24: Linha 24:
[[Categoria:Engenharia civil]]
[[Categoria:Engenharia civil]]
[[Categoria:Arquitetura civil]]
[[Categoria:Arquitetura civil]]
1)Estacas
2)Estacas pre-moldadas.
1)Estacas:Execução por cravação a percussão,prensagem,vibração ou por escavação(broca).
2)Estacas pre-moldadas:Caracteriza-se por serem cravadas no próprio terreno, podendo se utilizar pelos seguintes métodos:
A) Percussão:É o método de cravação mais empregado , o qual utiliza-se pilões de queda livre ou automáticos um dos principais problemas inconvenientes desse sistema é o barulho produzido.
B)Prensagem:Empregada onde ha necessidades de evitar barulhos e vibrações utiliza macacos hidráulicos que reagem contra uma plataforma ou sobrecarga ou contra a própria estrutura tipo de fundação profunda em que a própria estaca ou molde é introduzido no terreno através do macaco hidráulico.
C)Vibração:Sistema que emprega um martelo dotado de garras (para fixar a estaca), com massa excêntrica que giram em alta rotação produzindo uma vibração de alta frequência a estaca pode ser empregada tanto para cravação como para remoção de estacas,tendo o inconveniente de transmitir vibrações para o entorno .Podem ser de concreto e metálicas (a mais usada).

Revisão das 13h59min de 11 de abril de 2013

Fundação rasa de uma casa em comparação às fundações profundas de um edifício.

A fundação é um termo utilizado na engenharia para designar as estruturas responsáveis por transmitir as solicitações das construções ao solo. Em geral, são utilizadas várias fundações seguidas para esse fim. Existem diversos tipos de fundação e são projetadas levando em consideração a carga que recebem e o tipo de solo onde vão ser construídas.

Fundações rasas ou directas

Tecnicamente, as fundações rasas, directas ou superficiais são aquelas em que a profundidade de escavação é inferior a 3 metros[1], sendo mais empregadas em casos de cargas leves, como residências, ou no caso de solo firme. O baldrame é o tipo mais comum de fundação dentre as fundações rasas. Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou concreto armado construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala. Outro tipo de fundação rasa é a sapata, que pode ser do tipo isolada, associada ou alavancada.

Fundações profundas

As fundações mais profundas são mais utilizadas em casos de edifícios altos em que os esforços do vento se tornam consideráveis, e/ou nos casos em que o solo só atinge a resistência desejada em grandes profundidades. Os tipos mais comuns de fundação profunda são as estacas escavadas e as estacas cravadas.As estacas cravadas, conforme o material de que são constituídas, podem ser: de madeira, metálicas, concreto armado ou pré moldadas.

Ver também

Referências

  1. «Glossário - Guia Construir e Reformar». guiaconstruirereformar.com.br 

{{mínimo} 1)Estacas 2)Estacas pre-moldadas. 1)Estacas:Execução por cravação a percussão,prensagem,vibração ou por escavação(broca). 2)Estacas pre-moldadas:Caracteriza-se por serem cravadas no próprio terreno, podendo se utilizar pelos seguintes métodos: A) Percussão:É o método de cravação mais empregado , o qual utiliza-se pilões de queda livre ou automáticos um dos principais problemas inconvenientes desse sistema é o barulho produzido. B)Prensagem:Empregada onde ha necessidades de evitar barulhos e vibrações utiliza macacos hidráulicos que reagem contra uma plataforma ou sobrecarga ou contra a própria estrutura tipo de fundação profunda em que a própria estaca ou molde é introduzido no terreno através do macaco hidráulico. C)Vibração:Sistema que emprega um martelo dotado de garras (para fixar a estaca), com massa excêntrica que giram em alta rotação produzindo uma vibração de alta frequência a estaca pode ser empregada tanto para cravação como para remoção de estacas,tendo o inconveniente de transmitir vibrações para o entorno .Podem ser de concreto e metálicas (a mais usada).