Ordem coríntia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 187.15.55.138 para a última versão por KLBot2, de 07h38min de 27 de março de 2013 (UTC)
Linha 1: Linha 1:
[[Ficheiro:Grece athenes olympion det.jpg|thumb|200px|Capitel coríntio]]
[[Ficheiro:Grece athenes olympion det.jpg|thumb|200px|Capitel coríntio]]
A '''ordem coríntia''' é a mais ornamentada das três [[Ordem arquitectónica|ordens arquitetônicas romanas]].
A '''ordem coríntia''' é a mais ornamentada das três [[Ordem arquitectónica|ordens arquitetônicas gregas]] e romanas.
As colunas de ordem coríntia tem de 20 a 30 vezes a medida do diâmetro em relação às colunas da Ordem [[Cariátide]].
As colunas de ordem coríntia tem de 9 a 11 vezes a medida do diâmetro


== Descrição de Vitruvius ==
== Descrição de Vitruvius ==
[[Ficheiro:grecia coluna.jpg|left|thumb|130px|Capitel coríntio]]
[[Ficheiro:grecia coluna.jpg|left|thumb|130px|Capitel coríntio]]
Vitruvius descreve a ordem Coríntia como inventada por [[Callimachus]], um arquiteto e escultor que se inspirou em um cesto de acentos. Nas palavras de Vitruvius, em seu Livro 4, Da Arquitetura: ''“Por seu turno, o terceiro, que é chamado coríntio, procura reproduzir a delicadeza virginal, pois as donzelas, em razão da tenra idade, formadas por membros mais graciosos, produzem com seus adereços efeitos mais agradáveis. Uma jovem mal chegada à idade núbil, cidadã de [[Corinto]], acometida por uma enfermidade, faleceu. Após seu sepultamento, sua ama reuniu e dispôs num cesto as poucas coisas às quais ela se afeiçoara enquanto vivera. Levou-as a seu túmulo e as colocou sobre ele, e, para que elas se conservassem dia após dia, teceu por cima delas um pequeno teto. O cesto havia sido colocado casualmente sobre raízes de acentos, e, nesse ínterim, premidas por seu peso, verteram na primavera, folhagens e hastes em profusão. As hastes do acanto, crescendo ao longo das bordas do cesto e empurradas pela beira do teto, em razão do seu empuxo, foram forçadas acurvar suas extremidades. Calímaco, então, que em virtude da elegância e da graça de sua arte de trabalhar o mármore foi denominado pelos atenienses o príncipe dos artífices, passando perto desse monumento, reparou no cesto e na delicadeza da folhagem que medrava ao redor, e, encantado com a novidade das formas produzidas, executou para os coríntios colunas segundo esse modelo e instituiu suas proporções, e atribuiu as relações da ordem coríntia a partir daquilo que está presente na perfeição de suas obras”.''
Vitruvius descreve a ordem Coríntia como inventada por [[Callimachus]], um arquiteto e escultor que se inspirou em um cesto de acantos. Nas palavras de Vitruvius, em seu Livro 4, Da Arquitetura: ''“Por seu turno, o terceiro, que é chamado coríntio, procura reproduzir a delicadeza virginal, pois as donzelas, em razão da tenra idade, formadas por membros mais graciosos, produzem com seus adereços efeitos mais agradáveis. Uma jovem mal chegada à idade núbil, cidadã de [[Corinto]], acometida por uma enfermidade, faleceu. Após seu sepultamento, sua ama reuniu e dispôs num cesto as poucas coisas às quais ela se afeiçoara enquanto vivera. Levou-as a seu túmulo e as colocou sobre ele, e, para que elas se conservassem dia após dia, teceu por cima delas um pequeno teto. O cesto havia sido colocado casualmente sobre raízes de acanto, e, nesse ínterim, premidas por seu peso, verteram na primavera, folhagens e hastes em profusão. As hastes do acanto, crescendo ao longo das bordas do cesto e empurradas pela beira do teto, em razão do seu empuxo, foram forçadas acurvar suas extremidades. Calímaco, então, que em virtude da elegância e da graça de sua arte de trabalhar o mármore foi denominado pelos atenienses o príncipe dos artífices, passando perto desse monumento, reparou no cesto e na delicadeza da folhagem que medrava ao redor, e, encantado com a novidade das formas produzidas, executou para os coríntios colunas segundo esse modelo e instituiu suas proporções, e atribuiu as relações da ordem coríntia a partir daquilo que está presente na perfeição de suas obras”.''


== Características ==
== Características ==
Sendo assim o formato do capitel coríntio sugere folhas de [[acento]] e quatro espirais simétricas e foi usado para substituir o capitel jônico como uma variante luxuosa desta ordem.
Sendo assim o formato do capitel coríntio sugere folhas de [[acanto]] e quatro espirais simétricas e foi usado para substituir o capitel jônico como uma variante luxuosa desta ordem.
[[Ficheiro:Orden corintio.gif|left|thumb|200 px]]
[[Ficheiro:Orden corintio.gif|left|thumb|200 px]]
Suas principais características:
Suas principais características:
* Acentos estilizados, com pontas curvadas para fora, com 8 volutas menores nos cantos;
* Acantos estilizados, com pontas curvadas para fora, com 4 volutas menores nos cantos;
* Um fruste mais delgado do que o da [[ordem jônica]];
* Um fuste mais delgado do que o da [[ordem jônica]];
* Mais esguia: com altura igual a até 20 vezes o diâmetro.
* Mais esguia: com altura igual a até 11 vezes o diâmetro.
* O [[entablamento]] e o [[frontão]], ricamente adornados com ouro;
* O [[entablamento]] e o [[frontão]], ricamente adornados com relíquias;
* Precisão de detalhes que visava a expressão de luxo e poder.
* Precisão de detalhes que visava a expressão de luxo e poder.


Linha 26: Linha 26:
Outro exemplo do uso da ordem, bastante conhecido, é o [[Templo de Zeus]], em [[Atenas]].
Outro exemplo do uso da ordem, bastante conhecido, é o [[Templo de Zeus]], em [[Atenas]].


Apesar da origem romana, a ordem Coríntia foi raramente utilizada na [[Arquitetura romana]], sendo mais utilizada pela [[Arquitetura grega]].
Apesar da origem grega, a ordem Coríntia foi raramente utilizada na [[Arquitetura grega]], sendo mais utilizada pela [[Arquitetura romana]].


== {{Ver também}} ==
== {{Ver também}} ==

Revisão das 21h16min de 12 de abril de 2013

Capitel coríntio

A ordem coríntia é a mais ornamentada das três ordens arquitetônicas gregas e romanas. As colunas de ordem coríntia tem de 9 a 11 vezes a medida do diâmetro

Descrição de Vitruvius

Capitel coríntio

Vitruvius descreve a ordem Coríntia como inventada por Callimachus, um arquiteto e escultor que se inspirou em um cesto de acantos. Nas palavras de Vitruvius, em seu Livro 4, Da Arquitetura: “Por seu turno, o terceiro, que é chamado coríntio, procura reproduzir a delicadeza virginal, pois as donzelas, em razão da tenra idade, formadas por membros mais graciosos, produzem com seus adereços efeitos mais agradáveis. Uma jovem mal chegada à idade núbil, cidadã de Corinto, acometida por uma enfermidade, faleceu. Após seu sepultamento, sua ama reuniu e dispôs num cesto as poucas coisas às quais ela se afeiçoara enquanto vivera. Levou-as a seu túmulo e as colocou sobre ele, e, para que elas se conservassem dia após dia, teceu por cima delas um pequeno teto. O cesto havia sido colocado casualmente sobre raízes de acanto, e, nesse ínterim, premidas por seu peso, verteram na primavera, folhagens e hastes em profusão. As hastes do acanto, crescendo ao longo das bordas do cesto e empurradas pela beira do teto, em razão do seu empuxo, foram forçadas acurvar suas extremidades. Calímaco, então, que em virtude da elegância e da graça de sua arte de trabalhar o mármore foi denominado pelos atenienses o príncipe dos artífices, passando perto desse monumento, reparou no cesto e na delicadeza da folhagem que medrava ao redor, e, encantado com a novidade das formas produzidas, executou para os coríntios colunas segundo esse modelo e instituiu suas proporções, e atribuiu as relações da ordem coríntia a partir daquilo que está presente na perfeição de suas obras”.

Características

Sendo assim o formato do capitel coríntio sugere folhas de acanto e quatro espirais simétricas e foi usado para substituir o capitel jônico como uma variante luxuosa desta ordem.

Suas principais características:

  • Acantos estilizados, com pontas curvadas para fora, com 4 volutas menores nos cantos;
  • Um fuste mais delgado do que o da ordem jônica;
  • Mais esguia: com altura igual a até 11 vezes o diâmetro.
  • O entablamento e o frontão, ricamente adornados com relíquias;
  • Precisão de detalhes que visava a expressão de luxo e poder.

Principais templos e monumentos

Monumento Corégico de Lisícrates

O mais antigo exemplo da coluna coríntia é o Templo de Apollo Epicurius em Bassae na Arcadia, 450–420 AC. Não é parte da ordem do templo, que possui uma colunata Dórica que o contorna. Uma única coluna Coríntia localiza-se centrada no interior do templo.

Capitel coríntio no Templo de Zeus

Poucos exemplos de colunas coríntias na Grécia durante o século seguinte são todos utilizados todos no interior dos templos. Um exemplo famoso e o primeiro documentado sobre o uso da ordem coríntia no exterior da estrutura é o circular Monumento Corégico de Lisícrates, construído em 334 AC.

Outro exemplo do uso da ordem, bastante conhecido, é o Templo de Zeus, em Atenas.

Apesar da origem grega, a ordem Coríntia foi raramente utilizada na Arquitetura grega, sendo mais utilizada pela Arquitetura romana.

Ver também

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ordem coríntia


Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.