Bar Esperança: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 21: Linha 21:


==Sinopse==
==Sinopse==
Um grupo de pessoas se reúne em um bar de [[Ipanema (Rio de Janeiro)|Ipanema]] que está prestes a fechar a fim de dar lugar à construção de um edifício. Intelectuais, artistas e gente da noite juntam forças para impedir sua demolição. Entre os muitos fregueses do bar estão a atriz Ana, seu marido Zeca e um casal que está sempre brigando.
Um grupo de amigos se reúne em um bar de [[Ipanema (Rio de Janeiro)|Ipanema]] que está prestes a fechar a fim de dar lugar à construção de um edifício. Intelectuais, artistas e gente da noite juntam forças para impedir sua demolição. A espinha dorsal da história está nas indas e vindas do casal formado pela a atriz Ana e pelo escritor Zeca. À sua volta temos os amigos Ivan Guerra, interpretado por [[Nelson Dantas]], Cabelinho e Cotinha, interpretados por [[Paulo Cesar Pereio]] e [[Silvia Bandeira]], dentro outros. O filme representa um período de ressaca política e existencial pós anistia onde a classe intelectual brasileira se encontrava esgotada e desmobilizada, sem saber para onde ir e perdendo os referenciais que lhe foram dados pela ditadura.


==Elenco==
==Elenco==

Revisão das 12h23min de 13 de abril de 2013

Bar Esperança
 Brasil
1983 •  cor •  127 min 
Género comédia
Direção Hugo Carvana
Roteiro Hugo Carvana
Denise Bandeira
Marta Alencar
Armando Costa
Euclydes Marinho
Elenco Marília Pêra
Hugo Carvana
Paulo César Pereio
Sílvia Bandeira
Antônio Pedro
Idioma português

Bar Esperança (também conhecido como Bar Esperança, o Último que Fecha) é um filme brasileiro de 1983, do gênero comédia, dirigido por Hugo Carvana, com roteiro de Hugo Carvana, Denise Bandeira, Marta Alencar, Armando Costa e Euclydes Marinho.

Apesar do filme não ser um erótico ou pornochanchada, houve uma longa cena (parcialmente em câmera lenta) de nu frontal da atriz Silvia Bandeira.

Sinopse

Um grupo de amigos se reúne em um bar de Ipanema que está prestes a fechar a fim de dar lugar à construção de um edifício. Intelectuais, artistas e gente da noite juntam forças para impedir sua demolição. A espinha dorsal da história está nas indas e vindas do casal formado pela a atriz Ana e pelo escritor Zeca. À sua volta temos os amigos Ivan Guerra, interpretado por Nelson Dantas, Cabelinho e Cotinha, interpretados por Paulo Cesar Pereio e Silvia Bandeira, dentro outros. O filme representa um período de ressaca política e existencial pós anistia onde a classe intelectual brasileira se encontrava esgotada e desmobilizada, sem saber para onde ir e perdendo os referenciais que lhe foram dados pela ditadura.

Elenco

Predefinição:Portal-cinema

Principais prêmios e indicações

Festival de Gramado 1983 (Brasil)

  • Recebeu o troféu Kikito nas categorias de melhor atriz (Marília Pêra), melhor roteiro (Hugo Carvana, Denise Bandeira, Marta Alencar, Euclydes Marinho e Armando Costa), melhor atriz coadjuvante (Sylvia Bandeira)
  • Indicado na categoria de melhor filme.

Troféu APCA 1984 (Brasil)

  • Venceu na categoria de melhor atriz (Marília Pêra)

Ver também