Planície de inundação: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Acerto de texto (vai para discussão)
Linha 18: Linha 18:
{{DEFAULTSORT:Planicie Inundacao}}
{{DEFAULTSORT:Planicie Inundacao}}
[[Categoria:Hidrologia]]
[[Categoria:Hidrologia]]

== Planície de inundação → Várzea ==

Um outro artigo da Wikipédia ("[[floresta de várzea]]") foi primariamente traduzido por "várzea", que não é a mesma coisa. Por isso este artigo aqui (que deveria ser "várzea") agora não aceita tal nomenclatura para mover. O termo "planície de inundação" (deste artigo) foi uma tradução literal e errônea do inglês "floodplain", que deveria ter sido traduzido por "várzea" desde o início, pois esse é o termo válido em português, segundo consta do Aurélio, Houaiss e Caldas Aulete. Favor considerar correção. Atenciosamente, [[Usuário(a):Femme Fatale|Femme Fatale]] ([[Usuário(a) Discussão:Femme Fatale|discussão]]) 18h03min de 2 de maio de 2013 (UTC)

Revisão das 18h07min de 2 de maio de 2013

Planície de inundação ou planície aluvionar é aquela que se desenvolve sobre a calha de um vale preenchido por terrenos aluvionares e que apresenta meandros fluviais divagantes devido a baixa declividade do curso do rio que, em épocas de cheia, extravasa do canal fluvial e inunda a região.[1]

Um dos exemplos mais clássicos deste termo é a várzea do Nilo, regiões ribeirinhas ao rio que na época de cheias eram alagadas, deixando aí o húmus, rico adubo natural que permitia o cultivo com alta fertilidade e a manutenção da civilização egípcia. Após a construção da Represa de Assuã, em 1970, o nível do rio foi regulado, evitando as enchentes no Egito.

As planícies de inundação ocorrem, normalmente, no baixo curso do rio onde o relevo, mais desbastado pela erosão do que à montante, apresenta pequeno gradiente topográfico; em consequência, a energia fluvial é diminuída e não consegue carregar muito da carga sedimentar do rio que é depositada, colmatando o vale com sedimentos fluviais.

Ícone de esboço Este artigo sobre geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Galeria

Referências

  1. Editores do Aulete (2007). «Verbete: várzea». iDicionário Caldas Aulete. Consultado em 1 de maio de 2013 

Planície de inundação → Várzea

Um outro artigo da Wikipédia ("floresta de várzea") foi primariamente traduzido por "várzea", que não é a mesma coisa. Por isso este artigo aqui (que deveria ser "várzea") agora não aceita tal nomenclatura para mover. O termo "planície de inundação" (deste artigo) foi uma tradução literal e errônea do inglês "floodplain", que deveria ter sido traduzido por "várzea" desde o início, pois esse é o termo válido em português, segundo consta do Aurélio, Houaiss e Caldas Aulete. Favor considerar correção. Atenciosamente, Femme Fatale (discussão) 18h03min de 2 de maio de 2013 (UTC)