Diferenças entre edições de "Sistema límbico"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem alteração do tamanho ,  22h11min de 2 de maio de 2013
m (A migrar 34 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:q192560)
* '''[[Amígdala]]''': A destruição experimental das amígdalas (são duas, uma para cada um dos hemisférios cerebrais) faz com que o animal se torne dócil, sexualmente indiscriminativo, afetivamente descaracterizado e indiferente às situações de risco. O estímulo elétrico dessas estruturas provoca crises de violenta [[agressividade]]. Em humanos, a lesão da amígdala faz, entre outras coisas, com que o indivíduo perca o sentido afetivo da percepção de uma informação vinda de fora, como a visão de uma pessoa conhecida. Ele sabe quem está vendo mas não sabe se gosta ou desgosta da pessoa em questão. Localizada na profundidade de cada [[lobo temporal]] anterior, funciona de modo íntimo com o [[hipotálamo]]. É o centro identificador de perigo, gerando medo e ansiedade e colocando o animal em situação de alerta, aprontando-se para [[Reação de lutar ou fugir|fugir ou lutar]].
 
* '''[[Hipocampo]]''': Envolvido com os fenômenos da memória de longacurta duração. Quando ambos os hipocampos (direito e esquerdo) são destruídos, nada mais é gravado na [[memória]]. Um hipocampo intacto possibilita ao animal comparar as condições de uma ameaça atual com experiências passadas similares, permitindo-lhe, assim, escolher qual a melhor opção a ser tomada para garantir sua preservação.
 
* '''[[Tálamo (anatomia)|Tálamo]]''': São lesões ou estimulações do dorso medial e dos núcleos anteriores que estão correlacionadas com as reações da reatividade emocional do homem e dos animais. A importância dos núcleos na regulação do comportamento emocional possivelmente decorre, não de uma atividade própria, mas das conexões com outras estruturas do sistema límbico. O núcleo dorso-medial conecta com as estruturas corticais da área pré-frontal e com o hipotálamo. Os núcleos anteriores ligam-se aos corpos mamilares no hipotálamo(e através destes, via fórnix, com o hipocampo) e ao giro cingulado.
Utilizador anónimo

Menu de navegação

Ferramentas pessoais

Espaços nominais

Variantes