Girolamo Riario: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Legobot (discussão | contribs)
m A migrar 1 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:q60127
Linha 2: Linha 2:
'''Girolamo Riario''' ([[1443]] - [[14 de Abril]], [[1488]]) foi [[lorde]] de [[Imola]] e [[Forlì]] no [[século XV]].
'''Girolamo Riario''' ([[1443]] - [[14 de Abril]], [[1488]]) foi [[lorde]] de [[Imola]] e [[Forlì]] no [[século XV]].


== BIOGRAFIA ==
== Biografia ==
Filho de Paolo Riario e Bianca della Rovere, e sobrinho do [[Papa Sisto IV]], nasceu em [[Savona]]. Do pontífice recebeu como dote de seu casamento, que se realizaria em [[1477]] com [[Catarina Sforza]], a Senhoria de [[Imola]]. Já o controle de [[Forli]], lhe foi dado após expulsar a [[família Ordelaffi]] daquele ducado (1477).

Filho de [[Paolo Riario]] e [[Bianca della Rovere]] e sobrinho do Papa [[Sisto IV]], nasceu em [[Savona]]. Do Pontífice recebeu como dote de seu casamento, que se realizaria em 1477 com [[Catarina Sforza]], a Senhoria de [[Imola]](1473). Já o controle de [[Forli]], lhe foi dado após expulsar a [[família Ordelaffi]] daquele ducado (1477).
Conspirador, sempre instigado pela esposa, participou da tentativa de assassinato de [[Lourenço de Médici]], que resultou na morte de Giuliano, irmão do mecenas de Florença, durante a [[Conspiração dos Pazzi]] (1478).
Em 1484, com a morte do papa Sisto IV, ele, na condição de capitão-general da Igreja, tomou de assalto o [[Castelo de Santo Ângelo]], numa manobra conjunta com a esposa Catarina a fim de forçar o [[Colégio dos Cardeais]] a eleger um Papa entre os membros da família[[ Sforza]] de Milão.
Em 14 de abril de 1488, Girolamo acabou vítima, a golpes de espada, de uma conspiração liderada por dois irmãos da [[família Orsi]] de [[Forli]] – Checco e Ludovico Orsi.
A esposa Catarina assumiu a regência do ducado em nome de [[Octaviano Riário]], primogênito do casal.


Conspirador, sempre instigado pela esposa, participou da tentativa de assassinato de [[Lourenço de Médici]], que resultou na morte de [[Giuliano de Médici]], irmão do mecenas de [[Florença]], durante a [[Conspiração dos Pazzi]] (1478).


Em [[1484]], com a morte do Papa Sisto IV, ele, na condição de [[capitão-geral da Igreja]], tomou de assalto o [[Castelo de Santo Ângelo]], numa manobra conjunta com a esposa Catarina a fim de forçar o [[Colégio dos Cardeais]] a eleger um Papa entre os membros da família [[Sforza]] de [[Milão]].


Em [[14 de abril]] de 1488, Girolamo acabou vítima, a golpes de espada, de uma conspiração liderada por dois irmãos da família [[Orsi]] de [[Forli]] – Checco e Ludovico Orsi.
A esposa Catarina assumiu a regência do ducado em nome de [[Ottaviano Riario]], primogênito do casal.


{{ref-section}}
{{ref-section}}
Hale, R.J. (1981). ''A Concise Encyclopaedia of the Italian Renaissance'' – Thames and Hudson Edition
*Hale, R.J. (1981). ''A Concise Encyclopaedia of the Italian Renaissance'' – Thames and Hudson Edition


{{DEFAULTSORT:Girolamo Riario}}
{{DEFAULTSORT:Girolamo Riario}}

Revisão das 16h01min de 4 de maio de 2013

Girolamo Riario

Girolamo Riario (1443 - 14 de Abril, 1488) foi lorde de Imola e Forlì no século XV.

Biografia

Filho de Paolo Riario e Bianca della Rovere, e sobrinho do Papa Sisto IV, nasceu em Savona. Do pontífice recebeu como dote de seu casamento, que se realizaria em 1477 com Catarina Sforza, a Senhoria de Imola. Já o controle de Forli, lhe foi dado após expulsar a família Ordelaffi daquele ducado (1477).

Conspirador, sempre instigado pela esposa, participou da tentativa de assassinato de Lourenço de Médici, que resultou na morte de Giuliano de Médici, irmão do mecenas de Florença, durante a Conspiração dos Pazzi (1478).

Em 1484, com a morte do Papa Sisto IV, ele, na condição de capitão-geral da Igreja, tomou de assalto o Castelo de Santo Ângelo, numa manobra conjunta com a esposa Catarina a fim de forçar o Colégio dos Cardeais a eleger um Papa entre os membros da família Sforza de Milão.

Em 14 de abril de 1488, Girolamo acabou vítima, a golpes de espada, de uma conspiração liderada por dois irmãos da família Orsi de Forli – Checco e Ludovico Orsi.

A esposa Catarina assumiu a regência do ducado em nome de Ottaviano Riario, primogênito do casal.

Referências

  • Hale, R.J. (1981). A Concise Encyclopaedia of the Italian Renaissance – Thames and Hudson Edition