Pus: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 201.83.211.239 para a última versão por HVL (usando Huggle)
Linha 1: Linha 1:
O '''pus''' é uma [[secreção]] de cor azul com pintinhos pretos carnivoros, ou amarelo-esverdeada, frequentemente mal cheirosa, produzida em consequência de um processo de [[infecção]] [[bactéria|bacteriana]] e constituída por [[leucócitos]] ou glóbulos brancos em processo de degeneração, [[plasma (sangue)|plasma]], [[bactéria]]s, [[proteína]]s, e elementos orgânicos.
O '''pus''' é uma [[secreção]] de cor amarelada, ou amarelo-esverdeada, frequentemente mal cheirosa, produzida em consequência de um processo de [[infecção]] [[bactéria|bacteriana]] e constituída por [[leucócitos]] ou glóbulos brancos em processo de degeneração, [[plasma (sangue)|plasma]], [[bactéria]]s, [[proteína]]s, e elementos orgânicos.
[[File:Swollen eye with conjunctivitis.jpg|thumb|direita|Olho com [[conjuntivite]] excretando pus.]]
[[File:Swollen eye with conjunctivitis.jpg|thumb|direita|Olho com [[conjuntivite]] excretando pus.]]
O excesso de pus pode levar a sérias consequências, como a formação de [[fístula]]s, [[abscesso]]s entre outros.
O excesso de pus pode levar a sérias consequências, como a formação de [[fístula]]s, [[abscesso]]s entre outros.

Revisão das 13h49min de 7 de maio de 2013

O pus é uma secreção de cor amarelada, ou amarelo-esverdeada, frequentemente mal cheirosa, produzida em consequência de um processo de infecção bacteriana e constituída por leucócitos ou glóbulos brancos em processo de degeneração, plasma, bactérias, proteínas, e elementos orgânicos.

Olho com conjuntivite excretando pus.

O excesso de pus pode levar a sérias consequências, como a formação de fístulas, abscessos entre outros.

Quando ocorre o seu aparecimento, indica que algo entrou no organismo e o sistema linfático acionou os glóbulos brancos, um dos sistemas de defesa do organismo para proteger e defender-nos dos seres vivos invasores, normalmente microscópicos.

Apesar da mais comum coloração, é perfeitamente possível serem observadas coleções purulentas com outras colorações. Pus azulado é encontrado em infecções por Pseudomonas æruginosa como resultado do pigmento bacteriano piocianina que este micro-organismo produz; abscessos amebianos hepáticos por sua vez produzem pus de coloração acastanhada, o pus é liberado em consequência de feridas inflamadas ou em algumas doenças de pele, como por exemplo, o furúnculo.

Ícone de esboço Este artigo sobre medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.