ETEC Getúlio Vargas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Braz Leme (discussão | contribs)
Linha 4: Linha 4:


[[File:ETECGV-logo.png|thumb|Logo da ETEC Getúlio Vargas no seu aniversário centenário.]]
[[File:ETECGV-logo.png|thumb|Logo da ETEC Getúlio Vargas no seu aniversário centenário.]]



==Cursos oferecidos==
==Cursos oferecidos==
Linha 51: Linha 50:
Rua Clóvis Bueno de Azevedo, 70 - Ipiranga - São Paulo/SP
Rua Clóvis Bueno de Azevedo, 70 - Ipiranga - São Paulo/SP


=={{Ligação externa}}==
== Ligação externa ==
*[http://www.etegv.com Página oficial]
* [http://www.etegv.com Página oficial]


{{Portal3|Educação}}
{{esboço-escola}}


[[Categoria:Colégios técnicos do Brasil|Getulio Vargas]]
{{DEFAULTSORT:Etec Getulio Vargas}}
[[Categoria:Instituições de ensino da cidade de São Paulo|Getulio Vargas]]
[[Categoria:Centro Paula Souza|Getulio Vargas]]
[[Categoria:Instituições de ensino técnico|Getulio Vargas]]
[[Categoria:Instituições de ensino de São Paulo|Getulio Vargas]]
[[Categoria:Instituições de ensino médio|Getulio Vargas]]
[[Categoria:Escolas públicas|Getulio Vargas]]
[[Categoria:Escolas públicas|Getulio Vargas]]
[[Categoria:São Paulo (São cidade)]]

Revisão das 19h25min de 20 de maio de 2013

A Escola Técnica Estadual "Getúlio Vargas" é uma instituição de ensino técnico localizada no bairo do Ipiranga, em São Paulo. Foi fundada em 28 de setembro de 1911, unicamente voltada à formação do ensino técnico e teve a sua primeira turma de concluintes no ano de 1914.

Teve várias denominações: Escola Profissional Masculina, Escola Profissional e Indústria, Instituto Profissional Masculino, Colégio Industrial Estadual Getúlio Vargas, Centro Interescolar de ensino Técnico e, em 1982, Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, após ser vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Atualmente, por decreto do Governador do Estado de São Paulo, José Serra, em 2007, passa a denominar-se ETEC "Getúlio Vargas".

Logo da ETEC Getúlio Vargas no seu aniversário centenário.

Cursos oferecidos

Ensino Médio

Ensino Técnico

Ensino Técnico Integrado ao Médio

A ETEC Getúlio Vargas é mais uma das ETECs que disponibilizam cursos que envolvem o Ensino Técnico + Ensino Médio, ou seja, o Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM).

Corpo Discente

A Etec Getúlio Vargas se diferencia das demais pelo seu corpo discente sempre formado por alunos de pensamento cultural e filosófico diferenciados. As tradições que são levadas de turma para turma se estendem pelos anos e torna a GV uma das escolas mais tradicionais em quesitos históricos e coletivos.

Grêmio Estudantil

A Etec Getúlio Vargas possui uma união estudantil caracterizada como Grêmio Estudantil muito ativa. Há pelo menos 5 anos os Grêmios vem atuando com mobilizações estudantis em prol de diversas causas, criação e organização de eventos além de manutenção e melhor utilização de diversos espaços físicos da escola.

  • Grêmio Inove 2010: Organizou as grandes manifestações contra o mando do diretor Pedro Celestino, que contaram com a presença de grande parte dos alunos da Etec, bem como de outras pessoas que aderiram a causa. As manifestações foram inclusive reportadas pelo jornal do bairro, o Ipiranga News. O grêmio inove também organizou os campeonatos interclasses do ano.


  • Grêmio Centenário 2011: Partiu da fusão das três chapas existentes no período eleitoral por conta de falhas na organização dos votos e possíveis fraudes. O Grêmio Centenário foi responsável pelos diversos saraus, manifestações músico-literárias, Festa de Boas-Vindas, a Festa Junina, a Semana de Danças e campeonato Interclasses. Contribuiu muito para a organização dos Grêmios futuros por ter disponibilizado arquivos, mesas, computadores e um quadro branco para a utilização da diretoria do Grêmio.


  • Grêmio Fortiori 2012: Chapa vencedora do processo eleitoral de 2012. Garantiu a presença da GV no XXII Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas, criou o Mural Informativo (onde são publicados desenhos, informes, propagandas, poesias etc). Participou de diversos eventos na ETEC GV durante o ano de 2012, como a Festa de Boas-Vindas, o Campeonato de Videogame com o patrocínio da Escola SAGA, o Campeonato Interclasses e o Campeonato Interbixos de Futsal de 2012, o Campeonato de Xadrez e o Show de Talentos.

Semana da GV

A "Semana da GV" é um evento anual com duração de cerca de uma semana realizado pela GV. Se baseia num movimento coletivo em toda a escola para a elaboração de trabalhos extra-curriculares destinados à comunidade.

Os alunos da escola utilizam o próprio local de estudos (salas, corredores, pátio etc.) para a construção de painéis, cartazes, maquetes e todo e qualquer tipo de material instrutivo, de tal forma que, durante a semana de exposições, muitas pessoas (e até mesmo alunos de outras escolas da cidade de São Paulo) adentram nos domínios da escola para observar os trabalhos dos alunos.

Na "Semana da GV", a escola escolhe um tema principal, que muitas das salas da escola terão de trabalhar sobre esse tema. O tema principal escolhido pela escola no ano de 2012, por exemplo, se baseia na produção de energia, por meio de usinas nucleares, solares, termoelétricas, hidrelétrica, geotérmica e afins.

Localização

Rua Clóvis Bueno de Azevedo, 70 - Ipiranga - São Paulo/SP

Ligação externa