Palestra (Antiguidade): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
palestra -> conferência
Linha 23: Linha 23:
[[de:Palästra]]
[[de:Palästra]]
[[en:Palaestra]]
[[en:Palaestra]]
[[es:Palestra]]
[[et:Palestra]]
[[fi:Palaestra]]
[[fi:Palaestra]]
[[fr:Palestre]]
[[fr:Palestre]]
[[hu:Palaestra]]
[[hu:Palaestra]]
[[pl:Palestra (starożytna Grecja)]]
[[sv:Palaestra]]
[[sv:Palaestra]]

Revisão das 17h07min de 22 de outubro de 2006

Ruinas da palaestra de Pompéia

Palaestra é uma palavra latina derivada do grego παλαίστρα, que por sua vez deriva do verbo παλαίω, significando "lutar". De facto, a palestra (como pode ser grafada modernamente) era, na Grécia e Roma antigas uma construção que abrigava uma escola de luta corporal. Funcionava como escola de treinamento e também como local de convivio social masculino, já que mulheres não eram admitidas. Geralmente, mas não obrigatóriamente, eram anexos aos gymnasium, local fechado para treinamento. Modernamente pode designar um campo retangular cercado e descoberto, para a prática de esportes coletivos como o futebol ou ainda, em sua grafia moderna, uma conferência pública em tom coloquial.

Arquitetura

Embora com pequenas variações, a arquitetura de um palestra seguia uma concepção padrão. Consistia de um pátio retangular descoberto onde ocorriam os treinos, cercado por colunatas com aposentos adjacentes, que tinham várias funções: banhos, vestiario, depositos de roupas e oleos, locais de repouso. Vitrúvio, em seu livro Arquitetura é uma importante fonte histórica sobre essas construções, descrevendo-a como um pateo retangular com colunatas em seus quatro lados. O do lado norte era duplo, para maior proteção contra o clima , criando um pórtico, com aposentos para atividades diversas (ephebeum, coryceum, conisterium e elaeothesium). Terraços espaçosos (exedrae) eram construidos ao longo das outras laterais, servindo para acomodação dos espectadores e convivio social. Bons exemplos de ruinas de palestras ainda existentes estão em Olímpia, Delfos e Pompéia.

Atividade atlética e social

Servindo como local de treinamento e competiçòes de luta, e dada a importância que os gregos antigos davam aos esportes, a palestra era também um centro de convivência social, onde conversas sobre literatura e filosofia eram tão bem recebidas como as sobre lutas. Os pisos e construções eram decorados com o melhor da arte, estátuas, mosaicos e pinturas, representando deuses, heróis, e atletas famosos. A música também se fazia presente. Com o nome derivado de Palas, a palestra e o gymnasium funcionavam no entanto sob a proteção divina de Hermes e Hércules. Como os atletas competiam desnudos (gymnos) e entre os gregos antigos a pederastia não fosse reprimida, Eros também reunia adeptos entre seus frequentadores.

Ligações externas