Cueca virada: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
'''Cueca virada''' ou '''calça virada''' (no [[Brasil]] <ref> [http://tvg.globo.com/receitas/cueca-virada-512a90d8c5a6456b41000041 Receita de cueca virada da avó italiana]</ref>) ou coscorão, no Brasil <ref>[http://guiadacozinha.uol.com.br/receitas/296-Receita-de-Coscorao Receita de coscorão do Brasil]</ref> e em [[Portugal]], é uma espécie de [[filhó]] <ref>Definição de coscorão no Dicionário da Sociedade de Língua Portuguesa</ref>, um doce feito de [[massa (alimento)|massa]] de [[farinha]] de [[trigo]] e [[ovo]]s, estendida numa tira larga e fina, que é [[fritura|frita]] e depois polvilhada com [[açúcar]]. Muitas vezes, antes de fritar, a tira de massa leva um corte no meio para se poder fazer um nó.
'''Cueca virada''' ou '''calça virada''' (no [[Brasil]] <ref> [http://tvg.globo.com/receitas/cueca-virada-512a90d8c5a6456b41000041 Receita de cueca virada da avó italiana]</ref>) ou '''coscorão''', no Brasil <ref>[http://guiadacozinha.uol.com.br/receitas/296-Receita-de-Coscorao Receita de coscorão do Brasil]</ref> e em [[Portugal]], é uma espécie de [[filhó]] <ref>Definição de coscorão no Dicionário da Sociedade de Língua Portuguesa</ref>, um doce feito de [[massa (alimento)|massa]] de [[farinha]] de [[trigo]] e [[ovo]]s, estendida numa tira larga e fina, que é [[fritura|frita]] e depois polvilhada com [[açúcar]]. Muitas vezes, antes de fritar, a tira de massa leva um corte no meio para se poder fazer um nó.


==Brasil==
==Brasil==

Revisão das 11h15min de 30 de maio de 2013

Cueca virada ou calça virada (no Brasil [1]) ou coscorão, no Brasil [2] e em Portugal, é uma espécie de filhó [3], um doce feito de massa de farinha de trigo e ovos, estendida numa tira larga e fina, que é frita e depois polvilhada com açúcar. Muitas vezes, antes de fritar, a tira de massa leva um corte no meio para se poder fazer um nó.

Brasil

Massa crocante, mais tradicional

É um doce italiano.[4] [5] Se popularizou no Brasil a partir da chegada de imigrantes italianos ao país em fins do século XIX. Na Itália é conhecido como um "doce de carnaval" e possui vários nomes distintos, conforme a região do país, sendo os mais conhecidos grostoli, grostói e chiacchiere

Ficheiro:Verhuny.jpg
Massa macia, mais ao gosto brasileiro.

No Brasil é completamente ignorado seu vínculo com o carnaval e o doce geralmente é confeccionado com base em receitas que buscam uma massa macia e roliça, muito embora receitas mais tradicionais tenham como objetivo produzir massas crocantes e finas. Costumam ser polvilhadas com açúcar e canela.

O nome brasileiro é bem ao gosto galhofeiro do povo do Brasil, eis que aponta uma similitude na aparência de dupla trança do doce com a roupa íntima masculina quando é retirada do corpo após o uso.

Referências

  1. Receita de cueca virada da avó italiana
  2. Receita de coscorão do Brasil
  3. Definição de coscorão no Dicionário da Sociedade de Língua Portuguesa
  4. Receitas.com. «Receita Cueca Virada» 
  5. Clic São Borja. «Calça Virada ou Cueca Virada, como quiser» 
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.