Fanerógama: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 187.122.138.100 para a última versão por Stuckkey (usando Huggle)
Linha 1: Linha 1:
{{Revisão|data=Fevereiro de 2008}}
{{Revisão|data=Fevereiro de 2008}}
'''Fanerógama''' ou '''fanerogâmica''' (do [[Grego clássico|grego]] ''phanerós'', aparente; ''gamos'', gâmeta, através da forma latinizada ''Phanerogamae'') foi o nome dado ao [[filo]] do [[Reino (biologia)|Reino]] [[Plantae]] (plantas) de [[ser vivo|seres vivos]] que apresentam estruturas denominadas de [[flor]]es, [[órgão (anatomia)|órgão]]s reprodutores facilmente observáveis. As plantas pertencentes a este ''taxon'' eram por vezes referidas como ''vegetais superiores'' e, para além de [[flor]]es diferenciadas, apresentam vasos condutores de [[seiva]] e verdadeiros [[caule]]s, [[folha]]s e [[raiz|raízes]]. Por na realidade ser um agrupamento [[parafilético]], a utilização desta estrutura taxionómica foi abandonada pela [[Sistemática]] moderna, sendo hoje preferida a utilização do taxon [[Spermatophyta]], tendo a designação '''espermatófitas''' substituído a designação '''fanerogâmicas''' no uso científico, embora esta última, apesar de obsoleta, ainda se encontre frequentemente na literatura.
'''Fanerógama''' ou '''fanerogâmica''' (do [[Grego clássico|grego]] ''phanerós'', aparente; ''gamos'', gâmeta, através da forma latinizada ''Phanerogamae'') foi o nome dado ao [[filo]] do [[Reino (biologia)|Reino]] [[Plantae]] (plantas) de [[ser vivo|seres vivos]] que apresentam estruturas denominadas de [[flor]]es, [[órgão (anatomia)|órgão]]s reprodutores facilmente observáveis. As plantas pertencentes a este ''taxon'' eram por vezes referidas como ''vegetais superiores'' e, para além de [[flor]]es diferenciadas, apresentam vasos condutores de [[seiva]] e verdadeiros [[caule]]s, [[folha]]s e [[raiz|raízes]]. Por na realidade ser um agrupamento [[parafilético]], a utilização desta estrutura taxionómica foi abandonada pela [[Sistemática]] moderna, sendo hoje preferida a utilização do taxon [[Spermatophyta]], tendo a designação '''espermatófitas''' substituído a designação '''fanerogâmicas''' no uso científico, embora esta última, apesar de obsoleta, ainda se encontre frequentemente na literatura. Amanha eu vou sambar
==História==
==História==
Deve-se a [[Lineu]] a divisão das plantas em dois grupos primários: as '''fanerogâmicas''', com órgãos sexuais visíveis, e as '''[[criptogâmica]]s''', sem órgãos sexuais facilmente discerníveis.
Deve-se a [[Lineu]] a divisão das plantas em dois grupos primários: as '''fanerogâmicas''', com órgãos sexuais visíveis, e as '''[[criptogâmica]]s''', sem órgãos sexuais facilmente discerníveis.

Revisão das 22h54min de 5 de junho de 2013

Fanerógama ou fanerogâmica (do grego phanerós, aparente; gamos, gâmeta, através da forma latinizada Phanerogamae) foi o nome dado ao filo do Reino Plantae (plantas) de seres vivos que apresentam estruturas denominadas de flores, órgãos reprodutores facilmente observáveis. As plantas pertencentes a este taxon eram por vezes referidas como vegetais superiores e, para além de flores diferenciadas, apresentam vasos condutores de seiva e verdadeiros caules, folhas e raízes. Por na realidade ser um agrupamento parafilético, a utilização desta estrutura taxionómica foi abandonada pela Sistemática moderna, sendo hoje preferida a utilização do taxon Spermatophyta, tendo a designação espermatófitas substituído a designação fanerogâmicas no uso científico, embora esta última, apesar de obsoleta, ainda se encontre frequentemente na literatura. Amanha eu vou sambar

História

Deve-se a Lineu a divisão das plantas em dois grupos primários: as fanerogâmicas, com órgãos sexuais visíveis, e as criptogâmicas, sem órgãos sexuais facilmente discerníveis.

Por sua vez, o filo Phanerogamae foi dividido em duas classes: as gimnospermas e as angiospermas. No grupo das gimnospermas (gymnos, nu; spermae, semente) eram incluídas as espécies cujas sementes consideradas "nuas"; na classe das angiospermas (angios, envoltório; spermae, semente) eram incluídas as plantas cujas sementes se alojam no interior de frutos, isto é de estruturas resultantes do desenvolvimento do ovário da flor.

O taxon eram baseado essencialmente em diferenciações morfológicas, considerando-se como fanerógamas as plantas que produzem flores e sementes (as espermáfitas), e como criptógamas as restantes plantas. Tal divisão meramente morfo-funcional veio a revelar-se como parafilética, já que se forem considerados filos extintos, os dois taxa partilham uma ancestralidade comum. Em resultado, a utilização da designação fanerógama passou a ser desencorajada, sendo hoje preferível utilizar a designação espermatófita, com raiz na produção de semente e não na existência ou não de flores diferenciadas.

No atual contexto taxionómico, em que as diferenciações de natureza morfológica estão a ser suplantadas por análises de natureza genética e molecular, o uso de designações como fanerógama ou fanerogâmica é obsoleto e fortemente desencorajado.

Predefinição:Páginas relacionadas