Família real grega: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 32: Linha 32:


===Restante família===
===Restante família===
*[[Sofia da Grécia|SM a Rainha de Espanha]]
*[[Sofia da Grécia|SM a Rainha de Espanha]] (irmã do rei)
*SAR a princesa Irene
*SAR a princesa Irene (irmã do rei)
*SAR o príncipe Michael<br/>Marina, consorte do príncipe Michael
*SAR o príncipe Michael (primo de segundo grau do rei) e sua esposa Marina, consorte do príncipe Michael
*a princesa Alexandra, Senhora Mirzayantz
*Princesa Alexandra, Senhora Mirzayantz
*SAR a Duquesa de Apulia
*SAR a Duquesa de Apulia



Revisão das 20h58min de 22 de junho de 2013

A família real grega descende diretamente da Casa de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg, da Alemanha. O primeiro monarca desta casa foi Jorge I, filho de Cristiano IX da Dinamarca. Geralmente, quase todos os membros da família real grega, exceto o rei e a rainha, recebiam os títulos de Príncipe (Princesa) da Grécia e Dinamarca e o tratamento de Sua Alteza Real, como é o caso do atual Duque de Edimburgo.

Constantino e sua esposa com seus dois filhos mais novos

Chegada

Estandarte pessoal dos reis da Grécia.

A família chegou ao trono após a derrubada em 1862 do primeiro rei do Estado independente grego, Otto da Baviera. Em um referendo, os gregos elegeram o príncipe Alfred do Reino Unido como seu novo rei, mas a candidatura foi rejeitada pelas grandes potências, que se recusaram a permitir que qualquer membro de suas respectivas famílias reais ascendessem ao trono grego. A busca de outros candidatos se seguiu, e, eventualmente, os gregos ofereceram o trono ao príncipe William da dinastia dinamarquesa Glücksburg, que tinha recebido seis votos no referendo. A Assembleia Nacional grega proclama como rei George I, e ele chegou à Grécia em outubro de 1863.

A família real via a Grécia passar por turbulências diversas, incluindo a Guerra dos Balcãs, a Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial (durante o qual a Grécia experimenta a ocupação pelo Eixo), a Guerra Civil Grega , e a junta militar grega de 1967-1974. Após o cisma nacional durante a Primeira Guerra Mundial e os subsequentes desastres na Ásia Menor, a monarquia foi deposta em março de 1924 e substituída pela Segunda República Helénica, que durou até ser derrubada por um golpe de Estado monárquico em outubro de 1935.

Queda

Em 21 de abril de 1967, o governo eleito foi deposto por um grupo de oficiais de médio escalão do exército liderado pelo coronel Georgios Papadopoulos e uma ditadura militar foi estabelecida. O regime, conhecido como O "Regime dos Coronéis", forçou o rei Constantino II em aceitá-lo como legítimo. Em 13 de dezembro de 1967, o rei lançou um contra-golpe, mas ele falhou e ele, juntamente com a sua família, fugiu para o exílio em Roma e logo depois para Londres.

Em 1 de Junho de 1973, Constantino II foi declarado deposto por uma junta militar e Papadopoulos designou a si mesmo como Presidente da República. Em 29 de Julho de 1973, um questionável plebiscito [carece de fontes?] procurou confirmar a abolição da monarquia. A ditadura caiu em agosto de 1974 e o novo regime realizou um novo plebiscito em 8 de dezembro de 1974, que confirmou a abolição da monarquia por uma votação de 69% para 30%. O rei deposto nunca questionou a validade do referendo, como os referendos que instituiram a monarquia na Grécia (1863, 1935) também foram aceitas por seus predecessores.

Estado atual

Todos os membros da família real anterior estão vivendo no exterior; Constantino II, a sua esposa a rainha Ana Maria, e seus filhos solteiros vivem atualmente em Londres. Como linha masculina descendentes do rei Christian IX da Dinamarca, os membros da dinastia do usam o título de príncipe ou princesa da Dinamarca e, portanto, são tradicionalmente referidos como príncipes ou princesas da Grécia e Dinamarca.

Membros da Família Real Grega

SM o Rei casado com SM a Rainha

Restante família

  • SM a Rainha de Espanha (irmã do rei)
  • SAR a princesa Irene (irmã do rei)
  • SAR o príncipe Michael (primo de segundo grau do rei) e sua esposa Marina, consorte do príncipe Michael
  • Princesa Alexandra, Senhora Mirzayantz
  • SAR a Duquesa de Apulia

Ligações externas