Saltar para o conteúdo

Jaime de Saboia-Nemours: diferenças entre revisões

2 bytes removidos ,  07h33min de 23 de junho de 2013
sem resumo de edição
m (Bot: A migrar 7 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q2579854)
Durante as [[Guerras Italianas|Guerras da Itália]] e as [[Guerras religiosas na França|Guerras de Religião na França]] combateu ao lado do Rei. Conhecido pelo seu ''charme'' e elegância encontrou-se implicado em várias histórias galantes. Casou-se com [[Ana d'Este]], viúva de [[Francisco de Guise]].
 
Filho de [[Filipe de SabóiaSaboia-Nemours]] e de [[Carlota de Orléans]] era assim neto de [[Filipe II de SabóiaSaboia]] ao mesmo título que o rei [[Francisco I de França]] o seu [[primo coirmão]]. Foi [[Conde de Genebra]] e [[Duque de Nemours]].
 
Assinalou-se na defesa de [[Metz]] contra [[Carlos Quint]] em [[1553]]. Em seguida serviu na [[Flandres]] e em [[Itália]] e continuou a distingui-se na [[Guerras religiosas na França|Guerras das Religiões]] contra os [[protestante]]s. Comandou os Suíços que trouxeram [[Carlos IX de França]] a Paris e que os [[calvinista]]s tinham querido raptar em [[Montceaux-les-Meaux]]. Em 1599 foi o [[embaixador]] do [[Emanuel Filiberto|Duque Emanuel Filiberto] de Sabóia]] quando do seu casamento com [[Margarida de Valois, Duquesa de Berry]].