Jaime de Saboia-Nemours: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
m Renato de carvalho ferreira moveu Jaime de Sabóia-Nemours para Jaime de Saboia-Nemours: Saboia perdeu o acento!
(Sem diferenças)

Revisão das 08h08min de 23 de junho de 2013

Jaime de Sabóia-Nemours
Anna dEste

Jaime de Sabóia-Nemours (Jaime ou Tiago. Em francês: Jacques de Savoie-Nemours) Duque de Nenours, nasceu em 1531 no Vauluisant e morreu em Annecy a 18 de Junho de 1585.

Foi um dos príncipes da Casa de Sabóia e um protagonista importante da corte do Rei de França.

Durante as Guerras da Itália e as Guerras de Religião na França combateu ao lado do Rei. Conhecido pelo seu charme e elegância encontrou-se implicado em várias histórias galantes. Casou-se com Ana d'Este, viúva de Francisco de Guise.

Filho de Filipe de Saboia-Nemours e de Carlota de Orléans era assim neto de Filipe II de Saboia ao mesmo título que o rei Francisco I de França o seu primo coirmão. Foi Conde de Genebra e Duque de Nemours.

Assinalou-se na defesa de Metz contra Carlos Quint em 1553. Em seguida serviu na Flandres e em Itália e continuou a distingui-se na Guerras das Religiões contra os protestantes. Comandou os Suíços que trouxeram Carlos IX de França a Paris e que os calvinistas tinham querido raptar em Montceaux-les-Meaux. Em 1599 foi o embaixador do Duque Emanuel Filiberto] de Sabóia quando do seu casamento com Margarida de Valois, Duquesa de Berry.

Bibliografia


Antecessor Jaime de Sabóia-Nemours
1531 - †1585
Sucessor
Filipe de Saboia-Nemours
Brasão dos Sabóia-Nemours
Carlos-Emanuel de Sabóia-Nemours
Conde de Genebra e Duque de Némours
1533-1585

Ver também