Cohen: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
Linha 1: Linha 1:
{{ver desambiguação}}
{{mais-notas|data=Novembro de 2011}}
{{mais-notas|data=Novembro de 2011}}
{{Ver desambig|prefixo=Se procura| o [[cantor]], [[compositor]] e [[escritor]] canadense|Leonard Cohen}}
'''Cohen''' ou '''Kohen''' (em [[hebraico]] '''כהן''', ''sacerdote'', pl. '''כהנים''' ''kohanim'') é o nome dado aos sacerdotes na [[Torá]], cujo líder era o ''Cohen Gadol'' ([[Sumo Sacerdote de Israel]]),{{carece de fontes}} sendo que todos deveriam ser descendentes de [[Aarão]].<ref name="jewish.cohen">[[Jewish Encyclopedia]], ''Cohen'' [http://www.jewishencyclopedia.com/articles/4454-cohen <nowiki>[em linha]</nowiki>]</ref>
'''Cohen''' ou '''Kohen''' (em [[hebraico]] '''כהן''', ''sacerdote'', pl. '''כהנים''' ''kohanim'') é o nome dado aos sacerdotes na [[Torá]], cujo líder era o ''Cohen Gadol'' ([[Sumo Sacerdote de Israel]]),{{carece de fontes}} sendo que todos deveriam ser descendentes de [[Aarão]].<ref name="jewish.cohen">[[Jewish Encyclopedia]], ''Cohen'' [http://www.jewishencyclopedia.com/articles/4454-cohen <nowiki>[em linha]</nowiki>]</ref>



Revisão das 21h53min de 4 de julho de 2013

 Nota: Para outros significados, veja Cohen (desambiguação).

Cohen ou Kohen (em hebraico כהן, sacerdote, pl. כהנים kohanim) é o nome dado aos sacerdotes na Torá, cujo líder era o Cohen Gadol (Sumo Sacerdote de Israel),[carece de fontes?] sendo que todos deveriam ser descendentes de Aarão.[1]

Hoje, dentro do judaísmo, Cohen é uma classe de pessoas que possuem a tradição e reconhecimento da comunidade judaica, de que sejam descendentes da casta sacerdotal. Realizam alguns serviços especiais nas sinagogas, e devem obedecer certos preceitos para garantir que estejam aptos a exercerem novamente o sacerdócio quando ocorrer a reconstrução do Templo de Jerusalém. Segundo as escrituras, e profecia de Ezequiel, somente os Cohen da semente de Zadoque serão selecionados para o ministério sacerdotal.

As mãos em posicão do Cohen, tradicional benção que os sacerdotes judaicos dão para sua congregação.

Visão científica

Os estudiosos partiram da hipótese de que se todos os cohanim da atualidade descendem de Aarão, devem ter marcadores genéticos ou haplótipos comuns, o chamado Haplótipo Cohen. As pesquisa encontraram um marcador particular (YAP) detectado em 45% dos Cohanim. Sucessivamente a seleção dos marcadores do cromossomo Y foi ampliada e foram encontrados seis marcadores específicos em 97 dos 106 cohanim testados. Esse conjunto de marcadores chama-se "Cohen Modal Haplotype" (CMH) foi encontrada entre ashkenazim como sefaradim, e serve como meio de definição atualmente da linhagem sacerdotal. Entre não judeus, a seqüência praticamente inexiste, sendo encontrado com incidências de 14% entre Yemenitas e ~7% entre Jordanianos[2]. Em 2009, foram publicados novos artigos que informam a descoberta de uma assinatura genética nos Cohen do Haplogroup J2, que apontam um tempo de ancestralidade ligado a Zadoque,[carece de fontes?] o sumo-sacerdote que ungiu o Rei Salomão.[3]

Apelido Cohen

O estatuto do Kohen no judaísmo não tem necessáriamente qualquer relação com o apelido. Embora seja verdade que muitas vezes descendentes de kohanim ostentar sobrenomes que reflectem a sua genealogia, existem muitas famílias com o sobrenome Kohen (ou qualquer número de variações), que nem sequer são judeus. Por outro lado, há muitos judeus Kohen que não têm esse nome como apelido.

Existem inúmeras variações para a grafia do sobrenome Kohen. Estas são frequentemente corrompidas pela tradução ou transliteração nas outras linguas, a convergência com sobrenomes gentios como exemplificado abaixo (não uma lista completa).

  • em inglês: Cohen, Cahn, Carne, Cohn, Conn, Conway, Cohan, Chaplan (Cohan também é um apelido de origem irlandesa e Conway também é um sobrenome de origem galesa)
  • em alemão: Kohn, Kuhn, Kuhin, Kuhim, Kahn, con / Coen, Katz (uma abreviatura para hebraico Kohen Zedek (כהן צדק), ou seja, "Kohen justos" ou "justo sacerdote ")
  • em neerlandês: Cohen, Conklin, Kon, katten (traduzido como "Kohen"), Kain / Kaein
  • em francês: Cahen, Cohen, Caen
  • em italiano: Coen, Cohen, Sacerdote (italiano para "padre "), sacerdotes
  • em castelhano: Coen, Cohen, Koen, Cannoh, canno, Canoh, Cano
  • em russo: Kogan, Brevda, Kagedan / Kagidan (em hebraico, este nome é escrito "kaf-shin-daled-freira" e é um acrônimo para "Kohanei Shluchei DeShmaya Ninhu, "que é para aramaico", os sacerdotes são mensageiros do céu "). Kazhdan / Kazdan / Kasdan / Kasdin / Kasden são também possíveis variações deste nome.
  • em sérvio: Koen, Kon, Kojen
  • em polonês/polaco: Kon
  • em português: Cunha, Cão
  • em turco: Kohen
  • em árabe: al-Kohen
  • em japonês: Kinkaku
  • Antiga / Moderna hebraico: Kohen, Hakohen, ben-Kohen, bar-Kohen
  • Outros: Maze (acrónimo demi zerat Aharon,ou seja, "da semente de Arão"), Azoulai (acrónimo deishah zonah ve'challelah lo yikachu,que significa "uma mulher que ele estrangeiro ou divorciados devem não ter; "proibição vinculativa sobre Kohanim), Rappaport, Shapiro, Kahane, Quinn (gaélico ou Inglês), Kohanchi (persa).[carece de fontes?]

No entanto, por quaisquer meios são todos os judeus com esses apelidos kohanim. Além disso, alguns "Kohen"-tipo sobrenomes são consideradas as mais fortes indicações de estado do que outros. "Cohen" é um dos mais difíceis de comprovar, devido à sua mera uniformização.

Na contemporânea Israel "Moshe Cohen" é o equivalente de "José da Silva" em Portugal e no Brasil - ou seja, proverbialmente o mais comum de nomes.

Curiosidades

  • Os cohanim aparavam o cabelo uma vez em trinta dias e o Cohen Gadol uma vez por semana.

Ver também

Ligações externas

  • Associação Brasileira de Judeus Cohen. [1] - Site Cohen.Org.Br
  • Cohen-Levi Family Heritage [2] - Site que aborda os aspectos da linhagem sacerdotal e estudos sobre os ofícios do sacerdócio. (em inglês )

Referências

  1. Jewish Encyclopedia, Cohen [em linha]
  2. Hammer, Behar, et. al, Extended Y Chromosome haplotypes resolve multiple and unique lineages of the Jewish Priesthood. Human Genetics (2009) 126:707-717
  3. I Reis 1:32–40
Ícone de esboço Este artigo sobre judaísmo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.