Triquetra: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m A migrar 13 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q1425224
Linha 28: Linha 28:
[[Categoria:Mitologia celta]]
[[Categoria:Mitologia celta]]
[[Categoria:Charmed]]
[[Categoria:Charmed]]
[[Categoria:Wicca]]
[[Categoria:Terminologia Wicca]]

Revisão das 18h24min de 11 de julho de 2013

Triquetra é um simbolo usado no cristianismo, na magia, na bruxaria e na Wicca.

Originário das tradições Celtas, ele representa as três faces da Grande Mãe, a energia criadora do universo, cujas três faces são a Virgem, a Mãe e a Anciã. Também representava as estações do ano, que antigamente era dividido em três fases, primavera, verão e inverno.

Para os cristãos, o triquetra simboliza a Trindade.

A triquetra, em latim triquætra, é similar a um tríscele e pode ser interpretada como uma representação do Infinito nas três dimensões ou a Eternidade.

Era um simbolo muito comum na civilização Celta devido o seu enorme poder de proteção. Encontrado inscrito em pedras, capacetes e armaduras de guerra, era interpretado como a interconexão e interpenetração dos níveis Físico, Mental e Espiritual.

O círculo no meio, assim como no pentagrama, representa a perfeição e a precisão.

No Cristianismo, este símbolo passou a representar a trindade cristã, o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

A Triquetra foi utilizada no seriado norte-americano Charmed para representar o poder triplo das três irmãs que lutam contra o mal com poderes sobrenaturais. O símbolo aparece inscrito no "Book Of Shadows" (Livro das Sombras), na coleira da gata Kitty e em vários episódios da série.

É também o símbolo adotado pelo baixista John Paul Jones na composição dos símbolos enigmáticos da capa do quarto álbum da banda de rock and roll britânica Led Zeppelin.

Recentemente, uma forma de Triquetra, constituída por um triângulo com espirais, foi utilizada na novela brasileira global, Eterna Magia. Ele podia ser visto na entrada do Museu das Bruxas.

Ver também