Prêmio da Música Brasileira: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Braz Leme (discussão | contribs)
Linha 54: Linha 54:
* 2011 - [[Noel Rosa]]
* 2011 - [[Noel Rosa]]
* 2012 - [[João Bosco (músico)|João Bosco]]
* 2012 - [[João Bosco (músico)|João Bosco]]
* 2013 - [[Tom Jobim]]
* 2013 - [[Cauby Peixoto]]<ref>http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2013/06/12/cauby-peixoto-vence-duas-categorias-no-premio-da-musica-brasileira-em-2013.htm</ref >


== Conselho do prêmio ==
== Conselho do prêmio ==

Revisão das 04h50min de 20 de agosto de 2013

Prêmio da Música Brasileira
Local Theatro Municipal, Rio de Janeiro
País  Brasil
Primeira cerimónia 1987
Última cerimónia 2013
Apresentação Vários
Página oficial

O Prêmio da Música Brasileira é dentre as diversas premiações da música popular brasileira, o de maior longevidade. Idealizado em 1987 por José Maurício Machline, a premiação inicialmente patrocinada pela Sharp (daí ser conhecido inicialmente como Prêmio Sharp de Música Brasileira) teve desde sempre como diferencial o seu corpo de jurados composto por nomes importantes do cenário musical e artístico brasileiro.

Após 12 edições, em 2002, o prêmio ressurgiu como Prêmio Caras, patrocinado pela revista de mesmo nome. De 2003 a 2008 o prêmio teve patrocínio da TIM, ficando conhecido como Prêmio TIM de Música. Em 2009 o prêmio teve produção independente e contou com o apoio de toda a classe artistica brasileira.[1]

A partir de 2009, em sua vigésima edição, ganha o nome definitivo de Prêmio da Música Brasileira, e em 2010 segue com o mesmo nome, tendo como patrocinadora a Vale.

O prêmio

O Prêmio da Música Brasileira tem como norte dois princípios: premiar a variedade imensa de manifestações musicais de nosso país, incentivando a descoberta de novos talentos, e propiciar encontros produtivos entre as várias tendências da música contemporânea nativa procurando a mais alta qualidade em todas as vertentes da nossa música.

O projeto se destaca desde sua criação pela relevância no contexo cultural e foi apoiado/patrocinado por nomes como Sharp, TIM, a revista Caras e em 2010, a Vale.

Premiar os destaques de cada período e render homenagens aos mestres de ontem e de hoje e gerar conteúdo que agregue valor à música popular brasileira (MPB) são características presentes em todas as edições da premiação. A votação é realizada por um corpo de jurados formado por nomes representativos da diversidade musical, e a eleição do premiado em cada categorias se baseia estritamente no mérito artístico de cada artista e/ou obra. Por fim, cada edição homenageia os maiores nomes da MPB de ontem e de hoje, para perpetuar a história desses grandes mestres tendo em vista o esquecimento típico de certa mentalidade local. Relembrar a história da música brasileira, dar a medida do mérito da produção atual e lançar novos nomes para manter a qualidade da música local são as missões do prêmio.

Homenageados de cada edição

Cada edição da premiação apresenta um artista de destaque da nossa música como homenageado. A partir de 2003, o prêmio passa a premiar, alternadamente, um artista vivo e um já falecido.

Conselho do prêmio

O prêmio conta com um conselho permanente de oito personalidades ligadas à cultura brasileira, todos com poder de voto e responsáveis pelas diretrizes da premiação. São eles: Gilberto Gil, João Bosco, Zuza Homem de Mello, Carla Grasso, Zé Maurício Machline, Wanderlea, Antônio Carlos Miguel e Paulo Moura.

Referências

Ligações externas