The Jimi Hendrix Experience: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 27: Linha 27:
Este concerto foi filmado e usado no documentário [[Monterey Pop]]. Isto atraiu as atenções do público norte-americano e a banda foi convidada para participar da turnê com [[The Monkees]] como banda de abertura. Eles acabaram por abandonar a turnê depois de alguns concertos. [[Chas Chandler]] mais tarde disse que tinha se tratado de uma jogada de publicidade.
Este concerto foi filmado e usado no documentário [[Monterey Pop]]. Isto atraiu as atenções do público norte-americano e a banda foi convidada para participar da turnê com [[The Monkees]] como banda de abertura. Eles acabaram por abandonar a turnê depois de alguns concertos. [[Chas Chandler]] mais tarde disse que tinha se tratado de uma jogada de publicidade.


Com a banda, Jimi Hendrix gravou seus três álbuns de maior sucesso, [[Are You Experienced|Are You Experienced?]], [[Axis: Bold as Love]] e [[Electric Ladyland]]. todos figurando a lista dos "500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos" feita pela revista [[Rolling Stone]] nas posições 15, 82 e 54, respectivamente. Em Junho de 1969, ele decidiu acabar com a banda após vários problemas.
Com a banda, Jimi Hendrix gravou seus três álbuns de maior sucesso, [[Are You Experienced|Are You Experienced?]], [[Axis: Bold as Love]] e [[Electric Ladyland]]. todos figurando a lista dos "[[Anexo:Lista dos 500 melhores álbuns de sempre da revista Rolling Stone|500 melhores discos de todos os tempos]] " feita pela revista [[Rolling Stone]] nas posições 15, 82 e 54, respectivamente. Em Junho de 1969, ele decidiu acabar com a banda após vários problemas.


"The Experience" foi introduzida no [[Hall da Fama do Rock and Roll]] em 1992<ref name="rockhall"/>.
"The Experience" foi introduzida no [[Hall da Fama do Rock and Roll]] em 1992<ref name="rockhall"/>.

Revisão das 00h32min de 21 de agosto de 2013

The Jimi Hendrix Experience
The Jimi Hendrix Experience
The Jimi Hendrix Experience se apresentando num canal holândes em 1967. Da esquerda para a direita: Jimi Hendrix, Noel Redding and Mitch Mitchell.
Informação geral
Origem Londres, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Rock psicodélico, blues-rock, hard rock, acid rock
Período em atividade 1966 - 1969, 1970
Gravadora(s) Track (Reino Unido)
Reprise (América do Norte)
Polydor (Europa)
Barclay (França)
MCA (após o fim da banda)
Integrantes Jimi Hendrix
Mitch Mitchell
Noel Redding
Billy Cox
Página oficial http://www.jimihendrix.com/

The Jimi Hendrix Experience foi uma famosa banda anglo-americana de rock psicodélico formada em Londres em outubro de 1966. Formada pelo vocalista e guitarrista Jimi Hendrix, o baixista e backing vocal Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell, a banda estava ativa até junho de 1969, nesse período o grupo lançou três álbuns de estúdio de sucesso e grande influência, apesar da curta carreira.

Foi por esta banda que Jimi Hendrix gravou a maior parte das suas mais famosas músicas como "Purple Haze", "Foxy Lady", "Fire", "Hey Joe", "Little Wing", "Voodoo Child (Slight Return)", "All Along the Watchtower" e "Spanish Castle Magic".

História

Hendrix chegou à Inglaterra em Novembro de 1966 e, junto com o seu agente Chas Chandler, começaram com audições para encontrar outros músicos para a banda[1]. Noel Redding foi escolhido para o lugar de baixista. Apesar de nunca ter tocado baixo, pois era guitarrista, Hendrix gostou da sua aparência e atitude. Mitch Mitchell era um baterista que atuava em Londres capaz de acrescentar à banda o estilo jazz.

Apesar de inicialmente a banda ter sido formada para apenas acompanhar Hendrix, "The Experience" cedo provou ser mais do que isso. Seguindo os passos de Eric Clapton líder dos Cream, eles foram um dos primeiros grupos a popularizar o formato "power trio", que essencialmente é constituído por guitarrista, baixista e baterista.

A formação teve o seu valor reconhecido pela primeira vez durante o Monterey Pop Festival, um dos maiores festivais de música daquela época. A banda teve uma excelente atuação, que terminou com a famosa cena em que Hendrix ateou fogo à sua guitarra. Este momento foi imortalizado em uma fotografia que foi mais tarde usada como capa da revista Rolling Stone.[2]

Este concerto foi filmado e usado no documentário Monterey Pop. Isto atraiu as atenções do público norte-americano e a banda foi convidada para participar da turnê com The Monkees como banda de abertura. Eles acabaram por abandonar a turnê depois de alguns concertos. Chas Chandler mais tarde disse que tinha se tratado de uma jogada de publicidade.

Com a banda, Jimi Hendrix gravou seus três álbuns de maior sucesso, Are You Experienced?, Axis: Bold as Love e Electric Ladyland. todos figurando a lista dos "500 melhores discos de todos os tempos " feita pela revista Rolling Stone nas posições 15, 82 e 54, respectivamente. Em Junho de 1969, ele decidiu acabar com a banda após vários problemas.

"The Experience" foi introduzida no Hall da Fama do Rock and Roll em 1992[1].

Integrantes

Discografia

Referências

  1. a b «The Jimi Hendrix Experience». Rock and Roll Hall of Fame. 2008. Consultado em 23 de abril de 2012 
  2. «Capa da revista Rolling Stone» 

Leitura adicional

  • Lawrence, Sharon (2005). Jimi Hendrix: The Intimate Story of a Betrayed Musical Legend (em inglês) 2006 ed. Nova Iorque, NY: Harper. ISBN 0-06-056301-X 

Ligações externas