Exame de sangue: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
'''Exames de sangue''' são exames laboratoriais realizados no [[sangue]] para adquirir informações sobre [[doenças]] e funções dos órgãos. Como o sangue flui por todo o corpo, atuando como meio de obtenção de [[oxigênio]] e nutrientes pelos tecidos, e levando de volta os produtos usados para os sistemas excretórios, o estado do sangue afeta, ou é afetado, por muitas doenças ou condições médicas. Por estas razões, os exames de sangue são os [[exame médico|exames médicos]] mais comuns. O sangue é obtido de um paciente através de uma punção na [[veia]] ou um pequeno furo no dedo.
'''Exames de sangue''' são exames laboratoriais realizados no [[sangue]] para adquirir informações sobre [[doenças]] e funções dos órgãos. Como o sangue flui por todo o corpo, atuando como meio de obtenção de [[oxigênio]] e nutrientes pelos tecidos, e levando de volta os produtos usados para os sistemas excretórios, o estado do sangue afeta, ou é afetado, por muitas doenças ou condições médicas. Por estas razões, os exames de sangue são os [[exame médico|exames médicos]] e odontológicos mais comuns. O sangue é obtido de um paciente através de uma punção na [[veia]] ou um pequeno furo no dedo.


O sangue é útil por ser um meio relativamente não-invasivo se se obter [[célula]]s, [[fluido extracelular]] (plasma sanguíneo) do corpo para verificar sua saúde.
O sangue é útil por ser um meio relativamente não-invasivo se se obter [[célula]]s, [[fluido extracelular]] (plasma sanguíneo) do corpo para verificar sua saúde.

Revisão das 13h13min de 22 de agosto de 2013

Exames de sangue são exames laboratoriais realizados no sangue para adquirir informações sobre doenças e funções dos órgãos. Como o sangue flui por todo o corpo, atuando como meio de obtenção de oxigênio e nutrientes pelos tecidos, e levando de volta os produtos usados para os sistemas excretórios, o estado do sangue afeta, ou é afetado, por muitas doenças ou condições médicas. Por estas razões, os exames de sangue são os exames médicos e odontológicos mais comuns. O sangue é obtido de um paciente através de uma punção na veia ou um pequeno furo no dedo.

O sangue é útil por ser um meio relativamente não-invasivo se se obter células, fluido extracelular (plasma sanguíneo) do corpo para verificar sua saúde.

Exames químicos de sangue

O exame CHEM-7, às vezes chamado de Perfil ou Painel Metabólico Básico (BMP), é uma bateria de exames químicos do sangue. As sete partes do CHEM-7 incluem exames para:

Um uso comum destes exames é para determinar a função renal.

Moléculas orgânicas grandes

Proteínas

Anticorpos

Outros

Células

Ver também