Portal:Luteranismo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Addbot (discussão | contribs)
m Bot: Migrating interwiki links, now provided by Wikidata on d:q14614976
Linha 50: Linha 50:
[[Categoria:{{PAGENAME}}|*{{FULLPAGENAME}}]]
[[Categoria:{{PAGENAME}}|*{{FULLPAGENAME}}]]
[[Categoria:!Portal Luteranismo]]
[[Categoria:!Portal Luteranismo]]

[[en:Portal:Lutheranism]]
[[ru:Портал:Лютеранство ]]

Revisão das 22h10min de 22 de agosto de 2013


 ver · editar Luteranismo

O luteranismo é um dos principais ramos do cristianismo ocidental, que tem por base a teologia de Martinho Lutero, um frade católico, reformador e teólogo alemão. Surge a partir dos esforços de Lutero em reformar a doutrina e prática da Igreja Católica Apostólica Romana, até então a única Igreja existente no ocidente, o que originou a Reforma Luterana. Esta teve como principal base a publicação das 95 Teses, que foram divulgadas nos territórios de língua alemã do Sacro Império Romano para propagandear os maiores princípios da Reforma, contrariando as autoridades governamentais e eclesiásticas da época.

A divisão entre os católicos romanos e os luteranos aconteceu em 1521, com a Dieta de Worms, onde Lutero e todos seus seguidores foram oficialmente excomungados pela Igreja Católica. A divisão tinha por base a doutrina da justificação, sendo que Lutero advocava-a através do princípio de que "a salvação vem somente pela graça, somente pela fé e somente por Cristo", contrariando o ponto de vista romano, que se baseava em uma "salvação pelo amor e pelas boas obras".

Ao contrário de outras igrejas cristãs que surgiram por meio da Reforma, como o calvinismo, o luteranismo mantém muitas práticas litúrgicas e ensinamentos sacramentais do período pré-Reforma, com uma ênfase particular na eucaristia, ou "Santa Ceia". Os principais pontos em que o luteranismo difere das outras igrejas cristãs são o propósito da Lei de Deus, a vocação eficaz, a perseverança dos santos e a predestinação.

Hoje, o luteranismo é uma das maiores denominações do protestantismo. Com aproximadamente 80 milhões de seguidores, constitui a maior religião protestante.


 ver · editar Artigo selecionado
 ver · editar Biografia selecionada
 ver · editar Você sabia que...?


  • ... Que Steve Jobs o criador da Apple era luterano?
  • ... Que a igreja Luterana é maior igreja protestante do mundo?
  • ... Que a Alemanha é o país com o maior número de luteranos ?
  • ... Que a Namíbia é o único país luterano fora da Europa?
  • ... Que durante o século 16, o luteranismo se espalhou por toda a Escandinávia, já que os monarcas da Dinamarca-Noruega (também da Islândia) e da Suécia (também da Finlândia) adotaram o luteranismo.