Palácio de São Bento: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Castinçal (discussão | contribs)
Castinçal (discussão | contribs)
Linha 11: Linha 11:
| tipo_mapa =
| tipo_mapa =
| altitude =
| altitude =
| tipo_prédio = [[Parlamento]]
| tipo_prédio = [[Parlamento]] e [[Residência oficial]]
| estilo_arquitetônico =
| estilo_arquitetônico =
| sistema_estrutural =
| sistema_estrutural =

Revisão das 11h44min de 2 de setembro de 2013

Palácio de São Bento
Mosteiro de São Bento da Saúde
Palácio de São Bento
Palácio de São Bento
Nomes anteriores Palácio das Cortes, Palácio do Congresso, Palácio da Assembleia Nacional
Nomes alternativos Assembleia da República
Tipo Parlamento e Residência oficial
Estilo dominante
Inauguração Finais do século XVI
Proprietário atual República Portuguesa
Website
Património Nacional
DGPC 70140
SIPA 4305
Geografia
País Portugal
Coordenadas 38° 42' 45" N 9° 09' 13" O

O Palácio de São Bento, é um enorme edíficio de estilo neoclássico situado em Lisboa, sendo a sede do Parlamento de Portugal desde 1834.

Foi construído em finais do século XVI como mosteiro beneditino (Mosteiro de S. Bento da Saúde) por traça de Afonso Álvares[1]. Com a extinção das ordens religiosas em Portugal passou a ser propriedade do Estado. No século XVII, foram construídas as criptas dos marqueses de Castelo Rodrigo.[2]

Depois da implantação do regime liberal tornou-se sede das Cortes Gerais da Nação, passando a ser conhecido por Palácio das Cortes.

Acompanhando as mudanças da denominação oficial do Parlamento, o Palácio foi, também, tendo várias denominações oficiais: Palácio das Cortes (1834-1911), Palácio do Congresso (1911-1933) e Palácio da Assembleia Nacional (1933-1974). Em meados do século XX passou a utilizar-se, geralmente, a designação de Palácio de S. Bento em memória do antigo Convento. Essa denominação manteve-se, depois de 1976, quando passou a ser a sede da Assembleia da República.

Ao longo dos séculos XIX e XX o Palácio foi sofrendo uma série de grandes obras de remodelação, interiores e exteriores, que o tornaram quase completamente distinto do antigo Mosteiro. O interior é igualmente grandioso, repleto de alas e de obras de arte de diferentes épocas da história de Portugal.

O palácio foi classificado como Monumento Nacional em 2002.

Palacete de S. Bento (Residência Oficial do Primeiro-Ministro)

Nas traseiras do edifício principal, em terrenos do outrora mosteiro, situa-se um palacete mandado construir em 1877 por Joaquim Machado Cayres para sua residência num lugar com cerca de 2 hectares que integrava o Convento de S. Bento desde 1598.

Esse palacete é atualmente a residência oficial do primeiro-ministro de Portugal

Joaquim Machado Cayres encomendou a construção do palacete em 1877 para sua residência, num lugar com cerca de 2 hectares que integrava o Convento de S. Bento desde 1598.

Com a extinção das ordens religiosas o edifício do convento foi transformado, em 1834, no Palácio das Cortes, e mais tarde Assembleia Nacional. Depois da Revolução dos Cravos, este passou a designar-se Assembleia da República.

Em 1937, o palacete é expropriado pelo Estado para Residência Oficial do Presidente do Conselho. Depois de efectuadas obras, António Salazar ocupou a casa em Maio de 1938, mas a inauguração oficial teve lugar em Abril de 1939. Durante as obras foi concretizada uma escada para uma ligação mais fácil entre o palacete e a Assembleia.

Com Marcello Caetano a tomar conta do governo, o palacete viu uma grande renovação e transformação. Pouco mais do que as fachadas foram mantidas. Estas obras incluíram ainda a edificação de um novo andar no lugar do antigo sótão.

Depois do 25 de Abril, a moradia e o jardim sofreram algumas modificações, mas foi depois de 1986 com novas renovações que o palacete e o jardim se ganharam uma maior operacionalidade e uma imagem mais moderna e adequada aos novos tempos. A garagem existente até à altura desapareceu, dando lugar a um edifício para receber os visitantes do palacete. O pavimento antigo de alcatrão foi substituído por calçada portuguesa.

Ligações externas

Fontes

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Palácio de São Bento
Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Palácio de São Bento