Arhat: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m A migrar 1 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q225932
Retirei informações que, simplesmente, são incorretas.
Etiqueta: Remoção considerável de conteúdo
Linha 1: Linha 1:
{{Título em itálico}}
{{Portal-budismo}}
{{Portal-budismo}}
{{Budismo|collapsed=1}}
{{Budismo|collapsed=1}}


'''''Arhat''''' é um termo [[sânscrito]] usado em [[religiões orientais]] e escolas de [[esoterismo]] do [[ocidente]] para designar um ser de elevada estatura espiritual. A palavra tem, como variantes, as formas '''''arahat''''', '''''arahant''''', '''''araham''''' e '''''rahat'''''. Significa, literalmente, "o digno, aquele que merece louvores divinos". Uma [[etimologia]] popular faz a palavra significar "o destruidor dos inimigos".
[[Ficheiro:Isenheimer.jpg|thumb|[[Matthias Grünewald]]: ''[[Retábulo de Issenheim|A ressurreição de Cristo]]'', Altar de Isenheim. Na simbologia cristã o ''arhat'' equivale ao [[Cristo]] resurrecto]]


Foi, primeiro, empregada para nomear os [[santo]]s do [[jainismo]]. Posteriormente, o termo foi adotado pelo [[budismo]] e pela [[teosofia]] com a mesma finalidade de designação de um grande [[sábio]].
'''Arhat''' é um termo [[sânscrito]] usado em religiões orientais e escolas de [[esoterismo]] do ocidente para designar um ser de elevada estatura espiritual. A palavra tem como variantes as formas ''arahat'', ''arahant'', ''araham'', ''rahat''. Significa literalmente "o digno, aquele que merece louvores divinos". Uma etimologia popular faz a palavra significar "o destruidor dos inimigos".


Existem algumas ligeiras variações de significado entre as várias escolas que usam a palavra, mas, em suma, concordam que o ''arhat'', se não atingiu a meta final da evolução humana, dela está muito próximo, e que, tendo cumprido o [[Senda|caminho]] que leva às [[iniciação|iniciações]] mais elevadas, penetra nos primeiros estágios do [[nirvana]] e já não está obrigado ao [[Reencarnação|renascimento]].
Foi primeiro empregada para nomear os [[santo]]s do [[Jainismo]], e posteriormente o termo foi adotado pelo [[Budismo]] e pela [[Teosofia]] com a mesma finalidade de designação de um grande [[sábio]].

Existem algumas ligeiras variações de significado entre as várias escolas que usam a palavra, mas em suma concordam que o ''arhat'' se não atingiu a meta final da evolução humana, dela está muito próximo, e que tendo cumprido o [[Senda|caminho]] que leva às [[iniciação|iniciações]] mais elevadas, penetra nos primeiros estágios do [[Nirvana]] e já não está obrigado ao [[Reencarnação|renascimento]].

O Budismo considera o próprio [[Buda]] um ''arhat'', embora designe com a mesma palavra os seus seguidores mais importantes, demonstrando que existe um diferencial para com a condição de Buda, mesmo ambas coincidindo em outros pontos - o que diz da elevada qualidade do ''arhat''. Os arhatas são chamados de [[hinayana]] ("o pequeno veículo"). No Jainismo é o mesmo que ''[[Tirthankara|jina]]'', um ser que obteve a iluminação e ensina aos outros como obtê-la. Para a Teosofia ''arhat'' é ainda um termo técnico que indica aquele que atravessou com sucesso a 4ª Iniciação, estando imediatamente abaixo do nível de Mestre de Sabedoria ou Adepto. Na simbologia [[Cristã]] o nível de ''arhat'' tem paralelo com o [[Cristo]] glorioso da [[Ressurreição]], pois ele é o que morreu para a matéria e renasceu nos reinos espirituais, onde viverá doravante em beatitude eterna.


O budismo considera o próprio [[Buda]] um ''arhat'', embora designe com a mesma palavra os seus seguidores mais importantes, demonstrando que existe um diferencial para com a condição de Buda, mesmo ambas coincidindo em outros pontos - o que diz da elevada qualidade do ''arhat''. No jainismo, é o mesmo que ''[[Tirthankara|jina]]'', um ser que obteve a [[iluminação]] e que ensina aos outros como obtê-la. Para a teosofia, ''arhat'' é, ainda, um termo técnico que indica aquele que atravessou com sucesso a 4ª Iniciação, estando imediatamente abaixo do nível de Mestre de Sabedoria ou Adepto.
== Ver também ==
== Ver também ==
* [[Senda]]
* [[Senda]]
== Referências ==
== Referências ==
* '''Blavatsky, Helena P.''' ''Glossário Teosófico''. São Paulo: Ground, sem data.
* BLAVATSKY, H. P. ''Glossário Teosófico''. São Paulo: Ground, sem data.


[[Categoria:Conceitos filosóficos budistas]]
[[Categoria:Conceitos filosóficos budistas]]

Revisão das 12h06min de 13 de setembro de 2013

Predefinição:Portal-budismo

Arhat é um termo sânscrito usado em religiões orientais e escolas de esoterismo do ocidente para designar um ser de elevada estatura espiritual. A palavra tem, como variantes, as formas arahat, arahant, araham e rahat. Significa, literalmente, "o digno, aquele que merece louvores divinos". Uma etimologia popular faz a palavra significar "o destruidor dos inimigos".

Foi, primeiro, empregada para nomear os santos do jainismo. Posteriormente, o termo foi adotado pelo budismo e pela teosofia com a mesma finalidade de designação de um grande sábio.

Existem algumas ligeiras variações de significado entre as várias escolas que usam a palavra, mas, em suma, concordam que o arhat, se não atingiu a meta final da evolução humana, dela está muito próximo, e que, tendo cumprido o caminho que leva às iniciações mais elevadas, penetra nos primeiros estágios do nirvana e já não está obrigado ao renascimento.

O budismo considera o próprio Buda um arhat, embora designe com a mesma palavra os seus seguidores mais importantes, demonstrando que existe um diferencial para com a condição de Buda, mesmo ambas coincidindo em outros pontos - o que diz da elevada qualidade do arhat. No jainismo, é o mesmo que jina, um ser que obteve a iluminação e que ensina aos outros como obtê-la. Para a teosofia, arhat é, ainda, um termo técnico que indica aquele que atravessou com sucesso a 4ª Iniciação, estando imediatamente abaixo do nível de Mestre de Sabedoria ou Adepto.

Ver também

Referências

  • BLAVATSKY, H. P. Glossário Teosófico. São Paulo: Ground, sem data.