William Anders: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
Linha 19: Linha 19:
[[Categoria:Astronáutica]]
[[Categoria:Astronáutica]]
[[categoria:Astronautas dos Estados Unidos da América]]
[[categoria:Astronautas dos Estados Unidos da América]]

[[de:William Alison Anders]]
[[en:William Anders]]
[[fr:William Anders]]
[[gl:William Anders]]
[[it:William Anders]]
[[pl:William Anders]]
[[sv:William Anders]]
[[zh:威廉·安德斯]]

Revisão das 16h46min de 1 de novembro de 2006

William Anders

William Alison Anders (17 de outubro de 1933, Hong Kong) é um ex-astronauta e piloto da Força Aérea americana, tripulante da missão Apollo 8, a primeira a voar em órbita da Lua.

Graduado como piloto daForça Aérea americana pela escola de oficiais de Annapolis, Anders serviu como piloto de combate nos esquadrões de interceptação do Comando de Defesa Aérea dos Estados Unidos até 1964, quando foi selecionado para o terceiro grupo de astronautas da NASA.

Tripulante da Apollo 8, a missão que entrou em órbita da Lua pela primeira vez, junto com os astronautas Frank Borman e James Lovell, Anders fez uma das mais celebradas imagens feitas pelas missões Apollo, a que mostra a Terra nascendo no horizonte da Lua.

De 1969 a 1973, William Anders serviu como secretário-executivo do Conselho Nacional Aeroespacial dos Estados Unidos, passando a fazer parte do comitê de cinco membros do Comitê de Energia Nuclear a partir de agosto de 1973.

Em 1976 foi nomeado embaixador dos Estados Unidos na Noruega, onde ficou por um ano e retirou-se finalmente da vida pública e dos negócios em 1993, após dirigir por três anos a empresa General Dynamics.

Ver também