Condado de Foix: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Renato de carvalho ferreira moveu Condado de Foix para Anexo:Lista de condes de Foix: O artigo só fala dos condes!
 
Linha 1: Linha 1:
O '''condado de [[Foix]]''' compreendia o território ao redor da vila homônima, surgida no [[século IX]]. Durante o período romano fez parte da chamada Civitas Conseranorum que depois dará nome ao [[condado de Conserans]].
#REDIRECIONAMENTO [[Anexo:Lista de condes de Foix]]

O território do condado pertenceu inicialmente ao [[Ducado da Aquitânia]], e depois ao [[condado de Tolosa]] da qual passou ao de [[Carcasona]] no ano 983 com o Conserans. Elevado em senhorio por Rogério II de [[Comminges]], conde de Carcasona, de Razés e de Couserans, em 1012, para seu filho Benardo Rogério I, este na sua condição de soberano feudal, legou a seu filho Rogério I (II de Carcasona) com o título condal.

A princípios do século XI. Rogério II [[Casa de Comminges|de Comminges]], chamado "o Velho", conde de [[Comminges]], [[Condado de Conserans|de Couserans]], [[condado de Carcasona|de Carcassonne]], [[Rasez|de Razés]] e de Foix, deixou de herança ao caçula de seus filhos, Pedro I de Foix, o [[Castelo de Foix]], parte do condado de Razés e o condado de Couserans (Testamento datado do ano 1012). Um descendente direto de Pedro, [[Gastão III Febus]], soberano dos estados de Foix e de [[Béarn]], assim como conde soberano de [[Bigorra]] (estados herdados por parte de sua mãe, [[Leonor de Comminges]]) é pai de Bernardo "o Bearnês", filho bastardo que dá início à [[Casa de Medinaceli]] na [[Espanha]].

[[Categoria:Condado de Foix]]

Revisão das 02h42min de 28 de setembro de 2013

O condado de Foix compreendia o território ao redor da vila homônima, surgida no século IX. Durante o período romano fez parte da chamada Civitas Conseranorum que depois dará nome ao condado de Conserans.

O território do condado pertenceu inicialmente ao Ducado da Aquitânia, e depois ao condado de Tolosa da qual passou ao de Carcasona no ano 983 com o Conserans. Elevado em senhorio por Rogério II de Comminges, conde de Carcasona, de Razés e de Couserans, em 1012, para seu filho Benardo Rogério I, este na sua condição de soberano feudal, legou a seu filho Rogério I (II de Carcasona) com o título condal.

A princípios do século XI. Rogério II de Comminges, chamado "o Velho", conde de Comminges, de Couserans, de Carcassonne, de Razés e de Foix, deixou de herança ao caçula de seus filhos, Pedro I de Foix, o Castelo de Foix, parte do condado de Razés e o condado de Couserans (Testamento datado do ano 1012). Um descendente direto de Pedro, Gastão III Febus, soberano dos estados de Foix e de Béarn, assim como conde soberano de Bigorra (estados herdados por parte de sua mãe, Leonor de Comminges) é pai de Bernardo "o Bearnês", filho bastardo que dá início à Casa de Medinaceli na Espanha.