Barragem da Aguieira: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
Castinçal (discussão | contribs)
Linha 19: Linha 19:
}}
}}


A '''Barragem da Aguieira''' também conhecida por '''Barragem da Foz do Dão''' situa-se no leito do [[Rio Mondego]], a cerca de 2 quilómetros a jusante da foz do [[Rio Dão]], situando-se nos limites do [[concelho]] de [[Penacova]], no [[Distrito de Coimbra]], e do [[concelho]] de [[Mortágua]], no [[Distrito de Viseu]]. Concluída no ano de [[1979]], entrou em funcionamento no ano de [[1981]].
A '''Barragem da Aguieira''' também conhecida por '''Barragem da Foz do Dão''' situa-se no leito do [[Rio Mondego]], a cerca de 2 quilómetros a jusante da foz do [[Rio Dão]], situando-se nos limites da freguesia de [[Travanca do Mondego]] no [[concelho]] de [[Penacova]] e da freguesia de [[Almaça]] do [[concelho]] de [[Mortágua]]. É também a fronteira entre o [[Distrito de Coimbra]] e o de [[Distrito de Viseu|Viseu]]. Concluída no ano de [[1979]], entrou em funcionamento no ano de [[1981]].


Barragem do tipo "Arcos Múltiplos", é formada por três arcos e dois contrafortes centrais, nos quais se situam dois descarregadores de cheia. Tem 89 metros de altura e o comprimento do coroamento é de 400 metros. Os seus principais objectivos são a produção e fornecimento de [[energia hidroeléctrica]], a [[irrigação]] agrícola e o controle de cheias, sobretudo na chamada região do [[Baixo Mondego]].
Barragem do tipo "Arcos Múltiplos", é formada por três arcos e dois contrafortes centrais, nos quais se situam dois descarregadores de cheia. Tem 89 metros de altura e o comprimento do coroamento é de 400 metros. Os seus principais objectivos são a produção e fornecimento de [[energia hidroeléctrica]], a [[irrigação]] agrícola e o controle de cheias, sobretudo na chamada região do [[Baixo Mondego]].

Revisão das 12h57min de 19 de outubro de 2013

Barragem da Aguieira
Localização
Município Penacova, Distrito de Coimbra /, Mortágua, Distrito de Viseu
Bacia hidrográfica Mondego
Rio Rio Mondego
Coordenadas 40°20'25"N, 8°11'48"W
Mapa
Dados gerais
Operador Energias de Portugal, Iberdrola
Uso Energia, Defesa contra cheias, Abastecimento, Rega
Data de inauguração 1981
Características
Tipo Betão, Arcos múltiplos
Altura 89 m
Cota de coroamento 125 m
Fundação Xistos e Grauvaques
Capacidade de geração 336 megawatt
Dados da albufeira
Capacidade total 423 000 000
Capacidade útil 304 000 000
Pleno armazenamento 117 m

A Barragem da Aguieira também conhecida por Barragem da Foz do Dão situa-se no leito do Rio Mondego, a cerca de 2 quilómetros a jusante da foz do Rio Dão, situando-se nos limites da freguesia de Travanca do Mondego no concelho de Penacova e da freguesia de Almaça do concelho de Mortágua. É também a fronteira entre o Distrito de Coimbra e o de Viseu. Concluída no ano de 1979, entrou em funcionamento no ano de 1981.

Barragem do tipo "Arcos Múltiplos", é formada por três arcos e dois contrafortes centrais, nos quais se situam dois descarregadores de cheia. Tem 89 metros de altura e o comprimento do coroamento é de 400 metros. Os seus principais objectivos são a produção e fornecimento de energia hidroeléctrica, a irrigação agrícola e o controle de cheias, sobretudo na chamada região do Baixo Mondego.

A sua albufeira estende-se pelos concelhos de Penacova, Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela, correspondendo a uma área inundada de 2 000 hectares e a uma capacidade total de 423 000×10³ m³.

Através da albufeira, estabelece-se o fornecimento de água aos municípios vizinhos, designadamente à cidade de Coimbra.

Ainda que com algumas restrições, nas suas águas desenvolvem-se várias actividades de recreio e lazer, tais como a pesca, banhos e natação, navegação à vela e a remos, pelo que não é de admirar a alta afluência de pessoas que a ela se dirigem.

As aldeias submersas

A construção da Barragem da Aguieira, obrigou à submersão de diversas aldeias, destacando-se Breda, no concelho de Mortágua, e Senhora da Ribeira e Foz do Dão, no concelho de Santa Comba Dão.

Devido à extrema proximidade do paredão da barragem em relação a esta última aldeia, há quem defenda que a barragem deveria ser denominada de Barragem da Foz do Dão, numa homenagem ao que foi submerso pela albufeira.

Ver também }

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.