Síndrome de Kessler: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
→‎O efeito: - aprimoramento de semântica
Linha 2: Linha 2:
[[Ficheiro:Debris-LEO1280.jpg|200px|thumb|Concentração de objetos espaciais conhecidos em [[órbita terrestre baixa|órbita próxima à Terra]] ]]
[[Ficheiro:Debris-LEO1280.jpg|200px|thumb|Concentração de objetos espaciais conhecidos em [[órbita terrestre baixa|órbita próxima à Terra]] ]]


A '''síndrome de Kessler''' proposta por um consultor da [[NASA]], [[Donald J. Kessler]] é um conjunto de características inseridas desordenadamente no meio ambiente espacial cuja a tendência é resultar num efeito de colisões e reações em cadeia envolvendo os satelites e outros objetos em órbita ao redor o planeta.
A '''síndrome de Kessler''' proposta por um consultor da [[NASA]], [[Donald J. Kessler]] é um conjunto de características inseridas desordenadamente no meio ambiente espacial cuja a tendência é resultar num efeito de colisões e reações em cadeia envolvendo os satelites e outros objetos em órbita ao redor do planeta.


== O efeito ==
== O efeito ==

Revisão das 19h21min de 21 de novembro de 2013

Concentração de objetos espaciais conhecidos em órbita próxima à Terra

A síndrome de Kessler proposta por um consultor da NASA, Donald J. Kessler é um conjunto de características inseridas desordenadamente no meio ambiente espacial cuja a tendência é resultar num efeito de colisões e reações em cadeia envolvendo os satelites e outros objetos em órbita ao redor do planeta.

O efeito

A síndrome de Kessler propõe que o volume de detritos espaciais na órbita terrestre baixa é tão grande nos dias de hoje que os objetos colocados em órbitas são freqüentemente atingidos por esses, criando assim outros detritos e um maior risco de futuros impactos. A implicação desse cenário é que a crescente quantidade de detritos em órbita pode evoluir até afetar a exploração espacial, e até mesmo o uso de satélites, inviabilizando futuros lançamentos por várias gerações.

Da concentração de objetos espaciais em órbita próxima à Terra, uma parte tem por destino o reingresso na atmosfera e outra colidirem entre si, aumentando progressivamente o número de objetos não catalogados.

Ícone de esboço Este artigo sobre exploração espacial é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.