Álvaro Lapa: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m ajustes
Linha 25: Linha 25:


Em 1976, ingressa como professor na [[Escola Superior de Belas Artes do Porto]] onde leccionou disciplinas teóricas como é exemplo a disciplina de Estética. Enquanto professor, tornou-se numa das fortes influências de alguns dos seus alunos que, de uma forma ou de outra, sofreram ascendência da sua pintura.
Em 1976, ingressa como professor na [[Escola Superior de Belas Artes do Porto]] onde leccionou disciplinas teóricas como é exemplo a disciplina de Estética. Enquanto professor, tornou-se numa das fortes influências de alguns dos seus alunos que, de uma forma ou de outra, sofreram ascendência da sua pintura.

Conhece-se colaboração sua na revista académica da Faculdade de Direito de Lisboa, ''Quadrante'' (iniciada em 1958, disponível na Hemeroteca Digital<ref>[http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/Quadrante/Quadrante.htm Quadrante (1958-) [cópia digital<nowiki>]</nowiki>]</ref>)


{{Referências}}
{{Referências}}

Revisão das 11h57min de 28 de novembro de 2013

Álvaro Lapa
Nome completo Álvaro Carlos Dinis Lapa
Nascimento 31 de Julho de 1939
Évora
Morte 11 de Fevereiro de 2006
Porto
Nacionalidade Portugal Portuguesa
Ocupação Pintor e escritor

Álvaro Carlos Dinis Lapa (Évora, 31 de Julho de 1939 - Porto, 11 de Fevereiro de 2006), pintor/escritor português era um dos grandes nomes da pintura portuguesa contemporânea.

Carreira

Álvaro Lapa ao longo da sua carreira conquistou várias distinções, nomeadamente o Grande Prémio EDP e teve várias exposições em museus como a Fundação de Serralves.

Há quem defenda que a sua obra é de carácter autobiográfica, não se podendo encaixar num só ou qualquer ismo. O seu trabalho ao longo dos tempos evidenciou uma forte relação entre a literatura e a pintura. A sua licenciatura em Filosofia talvez em parte justifique esta ligação. Ao longo dos anos Álvaro Lapa, que realizou a sua primeira exposição na Galeria 111, de Manuel de Brito, em Lisboa, manteve actividade constante realizando inúmeras exposições em Portugal e no estrangeiro afirmando-se como um dos pintores mais importantes da segunda metade do século XX.

Raramente deu entrevistas, e às "vernissages" preferia o contacto directo com o público, chega-se a dizer que, foi ele próprio, na década de 70, que vendeu as suas pinturas na antiga Feira da Vandoma, junto à Sé do Porto.

Como escritor, Álvaro Lapa tem uma escrita de entendimento difícil, deixando de parte o leitor habituado a uma leitura de narrativa lógico-concreta.

Com vários livros publicados, Álvaro Lapa alia a escrita à pintura, ambas instaurando uma postura criativa que faz da sua obra um caso singular de liberdade, experiência e ruptura na busca de um sentido profundamente poético. O seu discurso autonomizou-se sem necessidade de recusa das suas principais referências. Rimbaud, Artaud, Burroughs, Joyce, entre outros, foram adaptados como principais condutores da sua própria linhagem.[1]

Em 1976, ingressa como professor na Escola Superior de Belas Artes do Porto onde leccionou disciplinas teóricas como é exemplo a disciplina de Estética. Enquanto professor, tornou-se numa das fortes influências de alguns dos seus alunos que, de uma forma ou de outra, sofreram ascendência da sua pintura.

Conhece-se colaboração sua na revista académica da Faculdade de Direito de Lisboa, Quadrante (iniciada em 1958, disponível na Hemeroteca Digital[2])

Referências

  • Assírio & Alvim II S.A. (2007). Álvaro Lapa. Visitado em 12 de Maio de 2009.

Bibliografia

  • PÉREZ, Miguel von Hafe; RAMOS, Maria. Álvaro Lapa retrospectiva. Porto: Fundação de Serralves, 1994. ISBN 972-739-043-9
  • SOUSA, Anabela; SOARES, António Martins; PINHARANDA, João. Álvaro Lapa - Grande Prémio EDP 2004. Lisboa: Fundação EDP / Assírio & Alvim, 2006. ISBN 978-972-37-1163-9

Ligações externas