Transformada integral: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Desambiguação utilizando AWB
Splibubay (discussão | contribs)
m Limites de integração
Linha 5: Linha 5:
A entrada desta transformada é uma [[função (matemática)|função]] ''f'', e o resultado é outra função ''Tf''. Uma transformada integral é uma espécie particular de [[operador]]es matemáticos.
A entrada desta transformada é uma [[função (matemática)|função]] ''f'', e o resultado é outra função ''Tf''. Uma transformada integral é uma espécie particular de [[operador]]es matemáticos.


Em geral, cada transformada integral corresponde a uma diferente escolha da função ''K'', que é chamada de [[#Núcleo da transformada|kernel (ou núcleo) da transformada]], e dos limites de integração <math>T_1</math> e <math>T_2</math>. A conveniência de cada transformada depende do tipo de problema abordado. Por exemplo, a [[Transformada de Laplace]] costuma ser mais conveniente para problemas com dependência temporal e a [[Transformada de Fourier]] mais conveniente para problemas com dependência espacial.
Em geral, cada transformada integral corresponde a uma diferente escolha da função ''K'', que é chamada de [[#Núcleo da transformada|kernel (ou núcleo) da transformada]], e dos limites de integração <math>t_1</math> e <math>t_2</math>. A conveniência de cada transformada depende do tipo de problema abordado. Por exemplo, a [[Transformada de Laplace]] costuma ser mais conveniente para problemas com dependência temporal e a [[Transformada de Fourier]] mais conveniente para problemas com dependência espacial.


== Aplicabilidade ==
== Aplicabilidade ==

Revisão das 14h48min de 30 de novembro de 2013

Em matemática, uma transformada integral é qualquer transformação linear T da seguinte forma:

A entrada desta transformada é uma função f, e o resultado é outra função Tf. Uma transformada integral é uma espécie particular de operadores matemáticos.

Em geral, cada transformada integral corresponde a uma diferente escolha da função K, que é chamada de kernel (ou núcleo) da transformada, e dos limites de integração e . A conveniência de cada transformada depende do tipo de problema abordado. Por exemplo, a Transformada de Laplace costuma ser mais conveniente para problemas com dependência temporal e a Transformada de Fourier mais conveniente para problemas com dependência espacial.

Aplicabilidade

A metodologia da transformada integral é uma entre as metodologias de grande valia empregadas na busca de soluções para equações diferenciais não triviais. Esta metodologia consiste em aplicar uma transformada integral específica a um determinado problema, reduzindo-o a um problema, em geral, mais simples de ser resolvido. Resolve-se o problema transformado e recupera-se a solução do problema original através da respectiva transformada inversa.

Constitui ferramenta de suma relevância em áreas envolvendo ciências naturais e tecnologia. Em um caso típico, durante a análise de circuitos, a transformada de Fourier permite que um dado sinal inicialmente expresso no domínio do tempo seja adequadamente transcrito para o domínio da frequência, fornecendo o espectro correspondente e permitindo, por exemplo, a compreensão dos filtros passa-faixa eletrônicos utilizados na separação de estações distintas nos rádios de difusão e nos transceptores.

A técnica de ressonância magnetonuclear emprega também transformadas integrais tridimensionais, a fim de, a partir do sinal coletado durante o exame, gerar a imagem direta do órgão, tecido ou objeto em foco. Sem tal recurso, geralmente levado a cabo em um computador, não se poderia obter as imagens características do exame, cujo princípio de funcionamento difere bastante de uma simples radiografia.

Como mais um exemplo, no estudo, projeto e manutenção de controladores proporcionais integrais derivativos (PID), empregados para controlar motores de servomecanismos específicos ou em plantas industriais as mais variadas - a exemplo na indústria automobilística - a transformada de Laplace mostra-se indispensável; e da mesma forma, cada uma das demais transformadas integrais é de grande valia em áreas que abarquem problemas modelados por equações diferenciais, cujas soluções atrelam-se às soluções físicas ou práticas almejadas ou observadas. Constituem valiosas ferramentas sobretudo para a física e engenharia.

Tabela

Tabela de Transformadas integrais
Transformada Símbolo Núcleo da transformada t1 t2
Transformada de Fourier

Transformada de Mellin

Transformada de Laplace bilateral

Transformada de Laplace

Transformada de Hankel

Transformada de Abel

Transformada de Hilbert

Transformada Identidade

Transformada de cosseno

Apesar de as propriedades das transformadas integrais variarem muito, elas têm algumas propriedades em comum. Por exemplo, qualquer transformada integral é um operador linear, uma vez que o integral é um operador linear e na verdade caso o kernel seja permitido ser uma função generalizada, então todos os operadores lineares são transformadas integrais (o teorema kernel de Schwartz é uma versão formalizada desta afirmação).

Núcleo da transformada

Em análise matemática, considere-se uma transformada integral T que transforma uma função f numa função T'f dada pelo integral de fórmula

A função k(x,y) que aparece nesta fórmula é o núcleo (em inglês: kernel) do operador linear T.

Alguns kernels possuem kernels inversos onde (rigorosamente falando) rendem transformações inversas:

Um kernel simétrico é um kernel em que as duas variáveis são permutáveis. Hankel demonstrou que kernels simétricos tais que

e

podem ser gerados a partir das expressões

ou

O caso especial ν = 0 leva diretamente à Transformada de Hankel de ordem 0. O caso especial ν = ±½ leva aos kernels 2cos(2πut) e 2sen(2πut), que estão relacionados à Transformada de Hartley[1].

Ver também

Referências

  1. Bracewell, R. - The Fourier Transform And Its Applications, 3rd. Edition, New York: McGraw-Hill, 2000, Cap. 13, pp. 339-340,ISBN 978-0-1381-4757-0