Rio Tapajós: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 23: Linha 23:
}}
}}


O '''rio Tapajós''' é um [[rio]] do [[Brasil]] que nasce no [[estado (subdivisão)|estado]] do [[Mato Grosso]], banha parte do estado do [[Pará]] e deságua no [[rio Amazonas]] ainda no estado do [[Pará]] em frente a cidade de [[Santarém]] a cerca de 695 quilômetros de [[Belém]].Ele passa em frente de várias [[cidades]] como [[Itaituba]],[[Jacareacanga]],Aveiro,[[Santarém]] e etc. O significado do nome Tapajós, era o nome de uma numerosa tribo de índios a beira do [[rio]] de mesmo nome.
O '''rio Tapajós''' é um [[rio]] do [[Brasil]] que nasce no [[estado (subdivisão)|estado]] do [[Mato Grosso]], banha parte do estado do [[Pará]] e deságua no [[rio Amazonas]] ainda no estado do [[Pará]] em frente a cidade de [[Santarém]] a cerca de 695 quilômetros de [[Belém]].Ele passa em frente de várias [[cidades]] como [[Itaituba]],[[Jacareacanga]],Aveiro,[[Santarém]] e etc. O significado do nome Tapajós, era o nome de uma numerosa tribo de índios a beira do [[rio]] de mesmo nome.O '''rio Tapajós''' se forma a partir da união dos [[rios]] [[Juruena]] e [[Teles Pires]].

* [http://www.riotapajos.com.br www.riotapajos.com.br]
* [http://www.riotapajos.com.br www.riotapajos.com.br]



Revisão das 21h10min de 16 de dezembro de 2013

 Nota: Se procura pelo grupo indígena, veja Tapajós.
Rio Tapajós
Rio Tapajós
Bandeira do Estado do Pará em uma embarcação no rio Tapajós
Comprimento 1784 km
Caudal médio 13.500 m³/s
Foz rio Amazonas
Área da bacia 764.183 km²
Afluentes
principais
Rio Jamaxim
País(es)  Brasil
País da
bacia hidrográfica
 Brasil

O rio Tapajós é um rio do Brasil que nasce no estado do Mato Grosso, banha parte do estado do Pará e deságua no rio Amazonas ainda no estado do Pará em frente a cidade de Santarém a cerca de 695 quilômetros de Belém.Ele passa em frente de várias cidades como Itaituba,Jacareacanga,Aveiro,Santarém e etc. O significado do nome Tapajós, era o nome de uma numerosa tribo de índios a beira do rio de mesmo nome.O rio Tapajós se forma a partir da união dos rios Juruena e Teles Pires.

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.