Fernando IV da Toscana: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Lucasbh11 (discussão | contribs)
m Revertidas edições por Lucasbh11 para a última versão por Alexanderps, de 16h43min de 18 de outubro de 2013 (UTC)
Linha 82: Linha 82:
[[Categoria:Arquiduques da Áustria]]
[[Categoria:Arquiduques da Áustria]]
[[Categoria:Casa de Habsburgo-Lorena]]
[[Categoria:Casa de Habsburgo-Lorena]]
[[Categoria:Descendentes de Luís XIV da França]]

Revisão das 10h01min de 30 de dezembro de 2013

Fernando IV de Toscana
Grão-duque da Toscana
Arquiduque da Áustria
Consorte Ana Maria da Saxônia (1856-1859)
Alice de Bourbon-Parma (1868-1908)
Nascimento 10 de junho de 1835
  Florença, Toscana
Morte 17 de janeiro de 1908 (72 anos)
  Salzburgo, Áustria-Hungria
Casa Grão-ducado da Toscana
Dinastia Habsburgo-Lorena
Pai Leopoldo II, Grão-duque da Toscana
Mãe Maria Antónia das Duas Sicílias
Filho(s) Leopoldo Fernando
Luísa
José Fernando
Pedro Fernando
Henrique Fernando
Ana Maria
Margarida Maria
Germana Maria
Roberto Fernando
Agnes Maria

Fernando Salvador Maria José João Batista Francisco Luís Gonzaga Rafael Rainiero Januário de Habsburgo-Lorena (em italiano Ferdinando Salvatore Maria Giuseppe Giovanni Battista Francesco Luiggi Gonzaga Rainiero Gennaro d'Asburgo-Lorena; em alemão Ferdinand Salvator Maria Joseph Johann Baptist Franz Ludwig Gonzaga Raphael Rainer Januarius von Habsburg-Lothringen) (Florença, 10 de junho de 1835 - Salzburgo, 17 de janeiro de 1908), foi Arquiduque da Áustria e o último Grão-duque da Toscana.

Biografia

Filho de Leopoldo II e de Maria Antonia de Bourbon-Duas Sicílias, Fernando foi proclamado Grão-duque em 1859, após a abdicação de seu pai. Nunca foi coroado nem voltou a viver em Florença pois, em 1860, a Toscana foi anexada ao novo Reino de Itália. Apesar da extinção do grão-ducado, Fernando IV manteve o "fons honorum" e todas as ordens dinásticas da antiga nação, concedendo títulos e condecorações após 1860.

Após o referendo que sancionou a anexação da Toscana, Fernando foi apelidado de "Rei de Castiglion Fibocchi" porque, neste pequeno povoado da província de Arezzo foi registrada a maior porcentagem de rejeição à união com o "reino dos Saboya".

Entre 1859 e 1866 personalidades toscanas como Eugenio Alberi, organizaram um partido de cunho legitimista-autonomista com o objetivo de defender os direitos dinásticos de Fernando IV e de promover uma reforma federalista no Estado italiano recém formado. Chegaram, inclusive, a criar um jornal (o "Firenze") para propagar as idéias do partido.

Casamento e filhos

Fernando casou-se em 1856 com a princesa Ana Maria da Saxônia, filha do rei João I e da princesa Amélia Augusta da Baviera, com quem teve uma filha:

  • Maria Antonia (1858-1883), de saúde delicada, renunciou aos seus bens e títulos para ingressar na vida religiosa na cidade de Praga, onde chegou a ser abadessa. Morreu de tuberculose aos vinte e cinco anos de idade.

A princesa Ana Maria morreu em 1859, vitimada pela febre tifóide, meses antes de seu marido ser proclamado Grão-duque. Em 1868 Fernando IV casou-se em segundas núpcias com a princesa Alice de Bourbon-Parma, filha de Carlos III de Parma e de Luísa Maria de França. O casal teve dez filhos:

  • Leopoldo Fernando (1868-1953); excluído da linha de sucessão devido aos seus problemas com o alcoolismo e à sua conturbada vida amorosa;
  • José Fernando (1872-1942), tornou-se chefe da Casa da Toscana com a exclusão de seu irmão Leopoldo da linha sucessória. Renunciou aos seus títulos para casar-se morganaticamente;
  • Pedro Fernando (1874-1848), casou-se com Maria Cristina de Bourbon-Duas Sicílias. Tornou-se chefe da Casa da Toscana após a renúncia de seu irmão José;
  • Margarida Maria (1881);

Morte

Fernando IV morreu no exílio, em Salzburgo, em 1908. Foi sepultado na Cripta Imperial de Viena.

Precedido por
Leopoldo III
Grão-Duque da Toscana
1859 - 1860
Sucedido por
integração no Reino de Itália
Precedido por
-
Grão-Duque TITULAR da Toscana
1860 - 1908
Sucedido por
Arquiduque José Fernando de Habsburgo

Referências

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em (erro: código de língua 'fernando iv de toscana' não reconhecido!) cujo título é «40482824».
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.