Materiais refratários: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Página marcada para fusão (usando FastButtons)
→‎Materiais refratários: Erro de português: "mesmo" não pode ser usado como pronome.
Linha 7: Linha 7:
Os [[óxido]]s de [[alumínio]], [[sílica]] e [[magnésia]] são os materiais mais usados na produção de refratários. Outro óxido normalmente encontrado é o [[óxido de cálcio]].
Os [[óxido]]s de [[alumínio]], [[sílica]] e [[magnésia]] são os materiais mais usados na produção de refratários. Outro óxido normalmente encontrado é o [[óxido de cálcio]].


A escolha de determinado tipo de refratário depende da aplicação do mesmo. Algumas aplicações requerem materiais refratários especiais. [[Zircônia]] é usado quando o material deve suportar temperaturas extremamente altas. O [[carbeto de silício]] e o carbono são outros materiais refratários usados em condições severas de temperatura, mas eles não podem ser usados em contato com o [[oxigênio]], uma vez que eles oxidam.
A escolha de determinado tipo de refratário depende da aplicação. Algumas aplicações requerem materiais refratários especiais. [[Zircônia]] é usado quando o material deve suportar temperaturas extremamente altas. O [[carbeto de silício]] e o carbono são outros materiais refratários usados em condições severas de temperatura, mas eles não podem ser usados em contato com o [[oxigênio]], uma vez que eles oxidam.


{{ref-section}}
{{ref-section}}

Revisão das 19h20min de 17 de janeiro de 2014

Material refratário é um material capaz de manter sua resistência a altas temperaturas. São utilizados em revestimentos de fornos, incineradores e reatores.[1]

Materiais refratários

Os Materiais Refratários devem ser estáveis química e fisicamente a altas temperaturas. Dependendo da aplicação, devem possuir alta resistência ao choque térmico, ser quimicamente inertes e possuir faixas específicas de expansão térmica.

Os óxidos de alumínio, sílica e magnésia são os materiais mais usados na produção de refratários. Outro óxido normalmente encontrado é o óxido de cálcio.

A escolha de determinado tipo de refratário depende da aplicação. Algumas aplicações requerem materiais refratários especiais. Zircônia é usado quando o material deve suportar temperaturas extremamente altas. O carbeto de silício e o carbono são outros materiais refratários usados em condições severas de temperatura, mas eles não podem ser usados em contato com o oxigênio, uma vez que eles oxidam.

Referências

  1. ASTM Volume 15.01 Refractories; Activated Carbon, Advanced Ceramics
Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.